O Brand Equity ou valor da marca é uma parte crítica da construção de um negócio, pois as empresas sabem que ele é importante e não só para os resultados, como também para garantir o seu sucesso em um ambiente altamente competitivo.
No entanto, é preciso tempo, paciência e muito esforço para criar um valor positivo da marca. Mas afinal, o que é Brand Equity? Por que ele é importante para o mercado? E como gerar mais valor à sua marca?
Veja tudo o que precisa saber sobre Brand Equity neste artigo!
Afinal, o que é Brand Equity?
Brand Equity é o valor da marca no mercado, que pode se refletir na maneira como os consumidores pensam, sentem e agem com relação a uma empresa, aos seus produtos ou serviços. Isso influencia no processo de decisão de compra do cliente.
Quando as empresas são reconhecidas por seu valor, elas se tornam referências respeitadas. Por consequência, os consumidores confiam nelas, escolhendo-as em detrimento da concorrência. Assim, quanto mais forte for a imagem da empresa, mais ela tende a se beneficiar com isso.
Mas como medir o Brand Equity? Basicamente, ele é considerado algo intangível do negócio, mas pode ser percebido por meio de vários critérios de avaliação. Para entender melhor, veja a seguir quais são os componentes principais do valor de marca.
Efeitos positivos ou negativos
Quando o consumidor reage positivamente a uma marca todos os seus produtos ou serviços serão beneficiados por isso. Pois ele confiará o suficiente para experimentar qualquer solução que a empresa está oferecendo. Já uma reação negativa gera o efeito oposto.
Valor tangível e intangível
A experiência do consumidor com a marca pode ser visível por meio de valores tangíveis e intangíveis. Por exemplo, uma experiência positiva aumenta a rentabilidade e a reputação dela. Já quando é negativa tende a diminuir as vendas e o preço das ações.
Percepção da marca
Os clientes acreditam no que um produto ou serviço representa, não necessariamente no que a empresa diz que faz. Isso significa que a qualidade de algo depende da percepção do consumidor. Sendo assim, o valor da marca também é construído pelos consumidores, não só pela empresa.
Mas será que realmente vale a pena investir em Brand Equity? Qual a importância disso para o seu bar ou restaurante? Veja no próximo tópico.
Qual a importância da força de uma marca?
Quando uma empresa trabalha a gestão da sua marca ela se beneficia de diversas maneiras. Com isso, podemos perceber a real importância do Brand Equity para qualquer negócio. Um dos benefícios é o seu poder de influência no mercado.
Ou seja, as marcas mais fortes têm poder o suficiente para ditar regras que se tornarão tendências em sua área de atuação. Também podem aumentar o valor de seu produto ou serviço, cobrando mais do que o preço real do mercado, sem perder suas vendas.
Dessa forma elas sabem que os consumidores estão dispostos a pagar mais e darão preferência a elas. Ter um Brand Equity positivo também facilita o lançamento de linhas de produtos ou serviços sob uma marca. Isso acontece porque o cliente já confia na empresa.
Dessa forma, aceita mais facilmente seus novos produtos ou serviços. Outro benefício é a fidelidade à marca. Esse é um dos resultados mais significativos do Brand Equity. Assim, as empresas não precisam fazer muitos esforços para aumentarem as suas vendas, já que os conquistaram.
Sem contar que eles se tornam seus defensores e divulgadores. Não existe nada melhor do que o boca a boca positivo para atrair novos clientes, não é? Por fim, sabemos que o valor da marca é um dos ativos mais importantes.
Assim, uma empresa com uma marca forte pode ser vendida ou arrendada para terceiros por um valor alto. Esses são alguns dos benefícios de se ter um Brand Equity positivo. Para chegar lá, vamos começar a planejar esse processo. Então, confira a seguir como ele se desenvolve dentro de uma empresa.
Como desenvolver o Brand Equity em seu negócio?
O valor da marca cresce e se desenvolve como resultado das experiências e percepções dos consumidores com a empresa. Esse processo envolve cinco estágios que levam a um Brand Equity positivo. Confira.
Conscientização
Os consumidores ainda não conhecem a marca e, por isso, ela precisa ser apresentada para o público-alvo, mas de uma forma que ela seja notada. Isso pode ser feito por meio de publicidade.
Reconhecimento
Nesse momento, os consumidores já se familiarizaram com a marca e sabem o que ela oferece em relação à concorrência, reconhecendo-a em todo o lugar.
Julgamento
Agora os consumidores começam a considerá-la melhor do que os concorrentes quando precisam da solução que ela oferece. Então, experimentam os seus produtos ou serviços para validar ou não o que foi prometido pela empresa.
Preferência
Esse momento acontece quando os clientes têm uma boa experiência com a marca antes, durante e após a venda e com o produto ou serviço em si. Dessa forma, ela torna-se a sua preferida quando precisar de alguma solução que possa oferecer.
Fidelidade
Após uma série de experiências positivas, o cliente escolhe repetidamente uma empresa em detrimento de outras. Também passa a recomendá-la para seus familiares e amigos sempre que houver uma oportunidade, tornando-se divulgador do negócio.
Afinal de contas, como melhorar a visão de marca? Descubra a seguir!
Como fazer o Brand Equity sua marca?
Veja algumas estratégias para deixar a sua marca mais forte no mercado.
Atenda às necessidades do consumidor
A maioria dos consumidores se sente mais confiante em relação a uma empresa quando ela está interessada em atender às suas necessidades e expectativas. Para tanto, ela precisa aprender a ouvi-lo. Então, crie canais de comunicação eficientes e monitore as mensagens recebidas.
Não se esqueça de respondê-las o mais rápido possível. Também faça pesquisas de satisfação. Com base nos resultados, identifique os pontos fortes e corrija as falhas que estão comprometendo de forma negativa a experiência do cliente.
Crie um vínculo emocional com o consumidor
Você sabia que a maioria das nossas decisões são feitas de maneira intuitiva e emocional? Por isso, as empresas precisam criar um vínculo emocional positivo na mente dos consumidores. Como isso pode ser feito?
Por meio de campanhas inspiracionais, que causam uma boa sensação. Também por meio de atendimentos personalizados, em que os atendentes são simpáticos e atenciosos. Ou por meio do marketing sensorial. Desperte os sentidos dos seus clientes para criar um vínculo emocional.
Tenha um posicionamento de marca forte
Ocupar uma posição diferenciada na mente dos consumidores é um dos pilares do Brand Equity. Para tanto, pense em como você quer que a sua marca seja reconhecida no mercado. Qual o seu diferencial? É mais barato? É mais saboroso?
Depois de definir seu diferencial, faça disso um dos valores da sua cultura organizacional para que possa ser percebido pelos clientes. Lembre-se de reforçar o seu posicionamento de marca por meio das estratégias de comunicação e marketing.
Como vimos, investir em Brand Equity é essencial para tornar sua marca poderosa e competitiva. Portanto, aproveite as nossas dicas para diferenciar-se da concorrência e tornar-se referência e, assim, fortalecer a sua imagem para conquistar o mercado consumidor.
Quer aprender como construir um posicionamento de marca forte? Então, confira este post!