Não é mais novidade que na web tudo pode ser mensurado, não é? Uma das métricas mais importantes é o custo de aquisição de clientes (CAC). Pois por meio dela é possível obter informações valiosas que permitem entender se as suas estratégias de aquisição são eficientes ou não.
Basicamente, essa métrica mostra quanto custa efetivamente para conquistar um novo cliente. Sendo assim, quanto mais baixo for esse valor, melhor será para o seu bar ou restaurante. Mas será que você sabe como calculá-lo corretamente?
Será que é possível reduzi-lo? É isso o que vamos descobrir no artigo de hoje. Vamos lá?
Afinal, o que é custo de aquisição de cliente e como calculá-lo?
Como já vimos, o custo de aquisição de cliente (CAC) representa o valor total investido para obter um novo cliente. Essa métrica ajuda os empreendedores e profissionais de marketing e vendas a identificarem quais são as estratégias que estão trazendo pessoas de maneira mais eficiente.
Um modelo de negócios viável é aquele que é capaz de gerar lucros mantendo os custos de aquisição baixos à medida que cresce. Como atrair clientes em um bar ou restaurante não é uma tarefa fácil, é essencial investir em ações mais eficazes e acessíveis para não comprometer a lucratividade.
Mas como calculá-lo? A primeira etapa é definir um período específico para que você possa avaliar. Aqui alguns profissionais podem cometer um erro. Algumas estratégias levam mais tempo do que outras para gerar resultados. Por exemplo, uma estratégia de inbound marketing é mais longa do que a de anúncios pagos.
Assim, se ambas fazem parte do plano de ação para aquisição de clientes para uma determinada campanha, é importante considerar os gastos de todo o ciclo de vendas. Em seguida, some todas as despesas com marketing e vendas desse período, como publicidade, salário dos colaboradores, serviços terceirizados e custos indiretos.
Depois divida esse total pelo número de clientes efetivamente conquistados nesse mesmo período. Assim, a fórmula fica da seguinte maneira:
CAC = investimentos totais em marketing e vendas / número total de clientes. Quando essa métrica é aliada a outras, é possível tomar decisões mais assertivas.
Uma das métricas que pode ser analisada em relação ao CAC é o LifeTime Value (LTV). Essa métrica estima o lucro líquido que um cliente pode proporcionar para o seu negócio pelo tempo em que ele frequentá-lo. Para calcular utilize a fórmula abaixo:
LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento.
Se o CAC for maior que o LTV, significa que o seu negócio pode estar tendo prejuízo. Nesse caso, é preciso reduzir o custo de aquisição de clientes. Mas como? Por meio das estratégias de marketing de resultados e de marketing digital. Veja a seguir como fazer isso!
Como reduzir o custo de aquisição de clientes em sua empresa?
Confira a seguir algumas dicas de como reduzir o CAC.
Conheça bem o seu potencial cliente
Uma das melhores formas de reduzir o seu CAC é conhecendo o seu cliente, pois isso permite que você elabore estratégias que realmente funcionam na aquisição de leads. Então, comece construindo uma persona para o seu negócio. Para facilitar utilize um software de CRM que forneça informações vitais para isso.
Invista em conteúdos de qualidade
Cada vez mais as pessoas buscam por informações e conhecimento na internet. Com isso, quem se torna referência em determinado assunto conquista mais credibilidade, atraindo clientes de maneira orgânica. Portanto, não perca tempo e construa um blog com conteúdos úteis e relevantes para eles.
Construa um relacionamento verdadeiro
A aproximação com o seu público é essencial, pois hoje em dia não basta apenas bombardeá-lo com ofertas. É preciso oferecer algo de valor antes de fazer uma abordagem direta. Uma boa estratégia é o e-mail marketing aliado ao inbound marketing com conteúdos segmentados, que, além de facilitar o processo de vendas, também tem um investimento baixo.
Alinhe as estratégias de marketing e vendas
Essas duas áreas precisam interagir para aumentar o potencial de geração de receita e diminuir o CAC. Mas como? O time de marketing precisa investir em ações certas para gerar novas oportunidades para a equipe de vendas, que, por sua vez, precisa entrar em contato com os leads qualificados assim que são repassados.
Otimize o desempenho de uma estratégia
Para alcançar bons resultados é preciso buscar por ferramentas e metodologias que otimizem o desempenho de uma estratégia. Elas podem ser: realização de testes A/B, mensuração constante dos resultados, aplicação das técnicas de SEO nas páginas e nos conteúdos do blog.
Tenha presença digital constante nas mídias sociais
Não basta compartilhar conteúdos de vez em quando nas redes sociais, no blog ou no e-mail marketing. Essas publicações precisam ser constantes para realmente conectarem sua marca com seu público. Isso faz com que o ciclo de vendas diminua, reduzindo, por consequência, seu CAC.
Utilize canais de marketing e vendas adequados
Não adianta estar presente em todos os canais de comunicação e relacionamento se eles não gerarem resultados significativos. Assim você desperdiçará dinheiro e tempo de forma desnecessária. O ideal é reforçar a eficácia dos gastos em canais com retornos comprovados.
Reduza custos diretamente relacionados ao CAC
Engana-se quem acredita que para reduzir o CAC seja necessário cortar os gastos com anúncios pagos. Você pode reduzir esse valor de maneira que não prejudique o desempenho das suas estratégias de marketing digital. Afinal, essa é a melhor ferramenta de atração quando se trata de resultados de curto prazo.
Trabalhe nas estratégias de pós-venda
Um cliente satisfeito é um cliente leal. Com isso, ele se torna um divulgador da sua marca e fará a melhor propaganda que existe: o boca a boca. Essa é uma forma gratuita e espontânea de atrair mais clientes para você sempre que houver uma oportunidade. Então, não se esqueça dos clientes antigos.
Monitore seus resultados em tempo real
Em todas as etapas da conquista de novos clientes você deve acompanhar o desempenho de cada estratégia implementada. Só assim é possível identificar os problemas e realizar ajustes pontuais para melhorar seus resultados em tempo real. Então, não se esqueça de definir suas métricas e monitorá-las constantemente.
Como vimos, o custo de aquisição de clientes é uma excelente ferramenta para indicar se o seu bar ou restaurante está saudável ou não. A partir daí, será capaz de traçar estratégias mais eficientes e, assim, reduzir o CAC e melhorar os seus lucros. Se precisar otimizar seus resultados aproveite essas dicas incríveis que separamos para você.
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