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Entenda o que são métricas da vaidade e por que não usá-las!

Milhares de curtidas e compartilhamentos em um post podem facilmente encher os olhos de uma marca e causar a ilusão de que ele foi um sucesso.

No entanto, para definir se isso realmente aconteceu ou não é preciso muito mais que esses exemplos de métricas de vaidade.

Isso porque likes, download de app, cliques, taxa de rejeição etc., por mais que não devam ser ignoradas, não merecem tanta atenção quanto outras.

Afinal, as curtidas por exemplo, podem ser de alguém que simplesmente gostou do título ou até do gif que foi inserido junto. Na prática, elas não dizem muito sobre um negócio e a conversão em vendas.

E aí, ainda não se sentiu satisfeito e quer entender melhor sobre métricas de vaidade? Não se preocupe. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que são métricas de vaidade?

Conforme mencionado e como o próprio nome sugere, métricas de vaidade são aquelas capazes de inflar o ego. O maior perigo está ao causar impressão de que uma marca está em evolução quando elas podem estar relacionadas a algo que você não pode controlar.

Geralmente essas métricas se encaixam nos exemplos citados, porém, qualquer uma pode entrar nessa categoria. Afinal, se não houver uma análise minuciosa, qualquer dado pode ajudar a inflar o ego e passar uma boa impressão, mesmo que não tenha relevância para a conversão de vendas.

Mas calma, as métricas de vaidade podem indicar o crescimento das suas redes sociais, quantas pessoas têm interesse em saber mais sobre seus serviços e produtos, de onde veio o tráfego para suas redes etc.

Quais são os indicadores úteis?

Saiba que os indicadores que merecem seu maior foco de atenção são os que fornecem feedback e contexto para as ações da sua corporação e que dizem se elas estão valendo a pena ou não.

Elas são úteis ao ajudarem você a adequar o plano de marketing para atingir o objetivo de conquistar mais clientes e otimizar as vendas. Ou seja, todos esses indicadores devem ser capazes de promover mudanças que causem melhorias ao negócio.

Assim, fique de olho no CAC (Custo de Aquisição por Cliente), taxas de conversão, número de visitas, Lifetime Value, conversões ao longo do funil etc.

Entender o negócio e o problema do cliente, assim como saber qual solução é mais adequada para potencializar a estratégia dele não é tarefa fácil. Por isso, contar com agências de marketing especializadas, que entendam como não se deixar seduzir por métricas de vaidade é essencial.

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