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Marketing Digital: As principais estratégias para o seu negócio

As estratégias de marketing digital oferecem uma infinidade de possibilidades para pessoas e negócios, é uma das principais formas de comunicação entre empresa e público de forma direta, personalizada e certeira.

Usando canais digitais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros, empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes por meio do marketing no meio online.

Podendo ser feito por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas, enfim. E assim como no mundo ‘real’, no digital também existem fatores culturais, psicológicos, geográficos e jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender algum produto, ou serviço na internet.

Por isso é tão importante atentar-se à escolha das estratégias de marketing digital que serão usadas no seu negócio. Para te ajudar nessa tarefa, separamos as estratégias mais atuais de resultados digitais.

Vamos conhecer cada uma delas?

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing focado em atrair, converter e encantar clientes, usando de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes por meio de canais online.

Baseia-se, principalmente, em explorar a jornada de decisão do cliente, atraindo para gerar aproximação. As marcas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação e oferecer uma solução para seus desejos.

A internet é o lugar mais fácil e acessível para fazer pesquisas, descobrir interesses do público e criar conteúdos que atraiam clientes e os ajudem com suas ‘dores’. Quando o conteúdo é regular você cria a sua audiência e consegue comunicação constante com ela. Por meio desta comunicação, é possível entender interesses mais específicos do público (e sair na frente para atendê-los). Consequentemente, suas publicações passam a ser buscadas por mais pessoas. 

Hoje, a principal forma de conseguir uma audiência é criando conteúdos relevantes, que solucionam problemas reais e são acessíveis. Quer saber como criar conteúdos relevantes na sua estratégia de marketing digital? Continue lendo!

Marketing de Conteúdo

A Rock Content define Marketing de Conteúdo como, “uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.”

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de publicar informações valiosas para o cliente, a fim de atrair, converter e encantar. Quando bem aplicada pode auxiliar a triplicar os acessos à empresa na internet, além de trazer benefícios, como reconhecimento de marca, autoridade e educação do mercado. 

Lembrando que, uma boa estratégia de conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência do processo.

E para que o conteúdo realmente seja relevante ele precisa alcançar o público. Existem alguns métodos considerados padrões, sendo eles: blog, o site da empresa, os perfis em redes sociais e e-mails marketing.

Contudo, existem formas de diversificar o seu alcance com diferentes canais de conteúdo. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

SEO

Search Engine Optimization (SEO), quer dizer otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web para melhorar o posicionamento orgânico em buscadores como o Google.

As pessoas procuram diversas coisas e dúvidas durante o dia na internet, consequentemente esperam as melhores respostas para suas buscas. Pensando nisso, os mecanismos de buscas procuram organizar, em cada busca, os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. 

E os usuários confiam bastante nessa organização de busca, confira os dados abaixo:

  • Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
  • Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

Por isso é extremamente importante realizar otimizações de SEO em suas páginas online. E como fazer isso? Deixe o seu conteúdo compreensível tanto para as pessoas quanto para os crawlers.

Publicidade

Atualmente existem três mídias na internet, sendo elas:

Adquiridas: vêm da interação com o público, representam o engajamento, os compartilhamentos, comentários e menções;

Possuídas: são aquelas que pertencem a alguém, os websites, blogs, perfis em mídias sociais;

Pagas: é a promoção do seu conteúdo por meio de anúncios, como pay-per-click (PPC), displays, retargeting, propagandas em redes sociais e promoção de conteúdos.

A combinação dessas mídias é que vai definir a melhor forma de conquistar a sua audiência. Não desconsidere nenhuma delas.

Marketing de afiliados

Se você vende algum produto ou serviço, pode criar uma rede de blogs e sites que podem comercializar o seu produto em troca de uma comissão. Ou até mesmo, se você é dono de um blog ou site e recebe bastante tráfego, você pode ser remunerado para facilitar ou gerar vendas para um produtor. 

O Marketing de afiliados é uma das estratégias mais comuns de gerar receita com Marketing Digital.

Gestão de Leads

Gerir leads significa rastrear e levar possíveis clientes desde a primeira conversão até a venda e ao pós-venda. Uma base de contatos pode chegar até milhões de pessoas. 

Consequentemente, com tantos contatos surge a necessidade de lidar com sistemas mais robustos, mecanismos de rastreamento de atividades e padronização das mensagens enviadas.

Então, se você quer criar mensagens customizadas, segmentadas conforme os diferentes perfis de contatos da sua lista, é preciso recorrer à tecnologia. Para isso, softwares de automação são essenciais a partir de um nível mínimo de desempenho.

Automação de marketing

Sabemos que é muito difícil gerir uma grande base de contatos, para isso é preciso uma ferramenta que consiga organizar e rastrear todos esses registros. A automação de marketing digital é mais que uma ferramenta, é um tipo de tecnologia do Marketing Digital que agiliza processos de comunicação.

Após conhecer as principais estratégias de marketing digital do mercado, você está pronto para seguir estudando ainda mais sobre o seu público alvo e possíveis canais digitais para o seu negócio, assim saberá quando e onde aplicar cada uma delas. 

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita ao blog para aprender mais sobre marketing de resultados para o seu negócio!

 

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