O mercado imobiliário ainda está sufocado pela ideia de que somente outdoors, panfletos e stands de vendas são formas de promover e vender lotes ou casas.
No entanto, nós queremos que você conheça um case de sucesso do mercado imobiliário onde uma empresa, nosso atual cliente, buscou a Traço Negócios para passar pela transformação digital em busca de melhoria em seu número de lotes vendidos e faturamento.
Por solicitação de confidencialidade desse cliente, não vamos citar o seu nome.
Então, continue conosco que vamos compartilhar todos os detalhes de como construímos toda estratégia no digital desse cliente e o fizemos faturar milhões de reais com a venda de lotes.
Sobre o cliente desse case e sucesso
Esse cliente é uma loteadora com mais de 10 anos no mercado imobiliário.
Seu grande diferencial é oferecer ao público lotes em bairros planejados abertos com infraestrutura completa e, assim que as obras são entregues, pode-se iniciar a construção.
Ela é conhecida por levar alta qualidade construtiva para cidades e regiões com condições inferiores de construção civil, impactando diretamente no desejo de bem-estar dos clientes e na aceleração do desenvolvimento urbano das cidades.
Além disso, por ser a desenvolvedora desses bairros, ainda existe a facilidade de comprar o lote diretamente com a empresa, diminuindo burocracias e facilitando o pagamento e a negociação.
Atualmente, esse cliente conta com mais de 7 empreendimentos distribuídos em 5 estados do Brasil, com recordes de vendas em lançamentos e no dia-a-dia.
O problema do cliente:
Quando esse cliente chegou até nós, ele tinha alguns problemas específicos para serem resolvidos, tanto relacionado à presença no digital quanto à sua equipe comercial.
O problema inicial é que, embora eles sejam uma empresa grande, com uma década de mercado, as pessoas, os clientes finais não o viam dessa forma. E isso era um reflexo da comunicação segmentada que era implementada.
Ao chegar a uma cidade com um novo empreendimento, novos perfis de Instagram e páginas de Facebook eram criadas.
Isso gerou, no entanto, o conhecimento dos empreendimentos, mas o nome da marca era facilmente esquecido, pois a comunicação não estava centralizada sobre ele.
Além disso, a equipe comercial e de corretores ainda não tinha a expertise necessária para lidar com leads do digital e realizar um atendimento rápido, eficiente e conversivo.
Principais desafios enfrentados neste case
Como dito acima, tivemos dois grandes desafios a serem superados, que se destrincharam nos seguintes problemas:
- Canais segmentados: a presença digital era fragmentada e o perfil principal da marca não recebia a atenção necessária;
- A oferta não chegava até o cliente final: mesmo com os canais segmentados que davam a falsa sensação de estar gerando uma comunicação direcionada, a marca ainda não era reconhecida pelos consumidores.
- Baixo investimento em anúncios: o investimento em mídias como Google Ads e Facebook Ads eram pouco efetivas.
- Não fechavam clientes pelo digital: com a implementação das estratégias, percebeu-se que o fluxo de atendimento comercial de leads vindos desse canal não era eficiente o suficiente para finalizar a venda de lotes.
- Poucos pontos de contato no digital: mesmo com a comunicação segmentada nas redes sociais, o cliente não contava com páginas específicas para conversão e geração de leads.
Passo a Passo do case de sucesso dessa empresa do mercado imobiliário: entenda tudo que fizemos.
Conforme o apresentado, existiam diversos desafios a se enfrentar para que o digital começasse a oferecer resultados consistentes para esse cliente do mercado imobiliário.
Por isso, iniciamos o processo com a ativação dos times necessários para a execução da estratégia, de modo que seguimos o seguinte passo a passo:
Unificação dos Canais Digitais
A etapa de ativação digital é o momento onde recebemos todos os acessos aos canais digitais do cliente.
No caso desse, em específico, nossa ação foi concentrada em começar um trabalho de posicionamento no perfil central para gerar autoridade e confiança na marca.
Para isso, começamos a produção de conteúdos em diversos formatos que ressaltassem a oferta, a qualidade e solidez da marca.
Campanhas eficientes
Com nosso time de especialistas em tráfego pago, ou marketing de performance, uma estratégia robusta foi montada e executada.
Dessa forma, além de levar novos seguidores, potenciais clientes para as principais redes, campanhas e conversão que levavam leads diretamente para o comercial da empresa estavam em ação.
Site e Landing Page
Para melhorar ainda mais o pilar de branding e posicionamento, a oferta desse cliente do mercado imobiliário foi estruturada em diferentes páginas.
Inicialmente desenhamos e executamos um novo site com aspectos de usabilidade, branding e persuasão otimizados.
Depois disso, landing pages, páginas de vendas, foram construídas para cada um dos empreendimentos, facilitando o direcionamento de campanhas e leads.
Otimização do Processo Comercial
Com a geração de leads acontecendo por meio das campanhas de tráfego e as landing pages, cada vez mais possíveis clientes começaram a chegar até o comercial da empresa.
Contudo, nesse momento, percebemos que mesmo com um alto volume de contatos, a taxa de conversão estava abaixo do esperado.
Logo, iniciamos um processo de acompanhamento e mentoria comercial, focando nas regionais com urgências e reestruturando o caminho de atendimento para um mais rápido, eficiente e conversivo.
Com a implantação de todas essas estratégias, a marca começou a ser reconhecida nas cidades onde chegava, e cada vez mais clientes falavam sobre e a indicavam.
No entanto, diversos outros resultados foram alcançados e vamos nos aprofundar neles agora mesmo! Venha conosco!
Resultados alcançados neste case de sucesso
Com diversos esforços sendo realizados ao mesmo tempo, vários canais tiveram resultados dignos de compartilhamento.
Além das redes sociais terem um aumento significativo de alcance, outro fato muito importante foi a geração de leads por meio das plataformas de tráfego pago.
Vamos conferir em detalhes agora:
Google Ads
O Google Ads é uma das plataformas de tráfego utilizadas para entregar como resposta às perguntas que os usuários fazem no mecanismo de busca, o seu site, a sua marca, por meio de palavras-chave do negócio.
Isso que dizer, que, possivelmente, um lead que busca pelo nome de um empreendimento ou pelo próprio nome da marca, já tenha conhecimento dela e esteja buscando ativamente por seus produtos ou serviços.
Dessa forma, durante o ano de 2022 alçamos os seguintes resultados nesse canal:
Meta Ads
Antes conhecido como Facebook Ads, o Meta Ads foi utilizado como mídia para gerar desejo nos clientes em campanhas de conversão.
Dessa forma, atingimos os números como:
Instagram Ads
Com milhões de usuários ativos, o Instagram Ads não poderia ser ignorado e fez parte de nossa estratégia de mídia.
Com o tráfego movimentado nessa rede, alcançamos resultados como o mostrado abaixo:
Além das campanhas de mídia paga, as redes sociais com a marca principal também alcançaram cada vez mais pessoas por meio de conteúdo estratégico e impulsionamentos.
Conhecido como a rede profissional, o LinkedIn é um canal oportuno para gerar leads B2B.
Como essa empresa do mercado imobiliário também vende lotes com foco em empreendimentos, ocupar essa rede foi fundamental.
Assim tivemos como resultados:
📢 Alcance de 6.664 pessoas
👀 17. 428 impressões geradas
🖱 2.641 cliques direcionados para o site da marca.
Durante o ano de 2022, o Instagram da marca alcançou números importantes que contribuiu para demonstrar a grandeza da empresa e mostrá-la como autoridade para toda a rede.
Por meio de conteúdos frequentes que mostravam claramente qual era a oferta da empresa, mas também oferecia à persona o que ela precisa e gostaria de consumir de conteúdo, chegamos aos resultados:
🚀4.226 seguidores
📱28.303 visualizações no perfil
📢 2.394.015 de alcance orgânico e pago
👀 3.251.102 impressões totais
Embora pessoas do público em geral digam que estão abandonando o Facebook, a rede social ainda é repleta de usuários que detém o poder de compra do produto de nosso cliente do mercado imobiliário.
Dessa forma, conteúdos também foram distribuídos nele e chegamos a números como:
🚀4.940 curtidas da página
👍 82.947 ações de engajamento na página
📢 5.052.769 de alcance orgânico e pago da página
👀 6.095.439 impressões totais
Oportunidades Comerciais geradas para essa empresa do mercado imobiliário
Assim como já apresentado anteriormente, a Traço Negócios também trabalhou diretamente para potencializar os resultados da equipe comercial desse cliente.
Inicialmente, começamos com o acompanhamento de leads gerados e aqueles que eram, de fato, atendidos, analisando tempo e script de resposta.
Com o tempo e as estratégias sugeridas, começamos a perceber que determinadas regionais estavam devidamente engajadas com o processo comercial e escalaram sua taxa de conversão e vendas.
Um bom exemplo é de uma regional localizada no norte do país que iniciou janeiro de 2022 com 0 vendas e finalizou o mês de dezembro com 10 lotes vendidos, com leads diretos do digital, alcançando uma taxa de conversão de 3,08%.
Investimentos e retorno
Com o detalhamento desse case do mercado imobiliário, podemos perceber como uma estratégia personalizada, que trabalha sinergicamente tem alto potencial de retorno.
2022 foi o ano em que esse cliente mais investiu no digital e, também, mais faturou, alcançando os seguintes resultados, somente com esforços do digital:
Esses resultados comprovam o sucesso da estratégia aplicada pela Traço Negócios, que se concentrou em se conectar diretamente com o público-alvo e gerar um trabalho forte de posicionamento e perfomance.
A abordagem técnica, aliada ao conhecimento e acompanhamento comercial com a equipe desse cliente do mercado imobiliário, foi fundamental para superar os resultados desejados nesse case de sucesso, consolidando a marca no mercado e conquistando novos clientes
Por fim, esses resultados são fruto do trabalho especializado de um time de experts altamente capacitado, sendo eles, nosso:
- Time comercial da Traço Negócios, onde é realizado o diagnóstico assertivo da marca;
- Time de estratégia que analisa a concorrência, cenário interno da marca e as melhores oportunidades para serem executadas no digital;
- Time de Gestão de Contas, responsável por gerir todo o projeto e conectar os times transversais;
- Time de Copywriters e Redatores;
- Time de Performance;
- Time de Audiovisual e Design.
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