Ter um produto incrível, se ninguém sabe que ele existe pode não ser o o caminho mais rentável par ao seu negócio, certo? Por isso, o tráfego pago para iniciantes é uma estratégia que te auxiliar a colocar o seu produto no radar dos possíveis compradores.
Para tornar o seu produto mais visível para o seu público, é interessante que empresas desejam inovar com a transformação digital, saibam como trabalhar com tráfego pago, para que consiga alcançar cada vez mais pessoas com a sua solução.
Você já começou a investir em tráfego? Se você tem interessnte em entender como fazer isso, continue nesse texto, que explicaremos detalhadamente como funciona o tráfego pago para iniciantes e informações importantes que podem te ajudar.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago, é o uso de anúncios digitais com foco em atrair novos visitantes e clientes, utilizando plataformas on-line como, por exemplo, Meta Ads (Facebook Ads), Google Ads e Tiktok Ads.
Em outras palavras, o tráfego pago é a propagação de diversas formas de anúncios na internet que aparecerão em mecanismos de busca, redes sociais, plataforma de vídeos e sites para seu cliente ideial. É aquele anúncio que aparece quando estamos passando o feed do Instagram.
Essa estratégia, pode ser um divisor de águas para empresas que estão iniciando na transformação digital, porque com ela é possível alcançar novos possíveis compradores de forma rápida e eficiente.
Diferença entre o tráfego pago e o tráfego orgânico para iniciantes, entenda!
Tráfego pago e tráfego orgânico, são duas fontes diferentes de criar um fluxo de conversões. Saber diferenciar os dois é crucial para que você alinhe a estratégia de acordo com o objetivo que você deseja atingir.
O tráfego orgânico, é o inverso do pago. Ou seja, é a forma de receber conversões sem investimento direto em anúncios. Essas conversões podem, por exemplo, vir de mecanismos de busca, cliques em links compartilhados ou interesse direto, quando escrevemos o endereço do site como ” traconegocios.com.br “, no navegador.
O tráfego pago, por sua vez, é quando existe investimento financeiro direto para impulsionar um anúncio, visando aumentar as chances de conversão. Esse impulsionamento é realizado diretamente nas plataformas de tráfego pago.
Usadas juntas, de forma complementar, essas estratégias maximizam seus resultados. Embora o tráfego pago forneça resultados rápidos, o tráfego orgânico é importante para se criar uma base sólida e visibilidade quando pensamos a longo prazo.
Se equilibradas de forma estratégica, conseguimos extrair o máximo de desempenho das duas estratégias, e atingir o melhor resultado possível para sua empresa.
Como o tráfego pago funciona?
O tráfego pago, utiliza de dados que as plataformas captam dos usuários para mostrar a elas, anúncios personalizados que correspondam ao seu perfil de consumidor. Esses dados são captados pelo píxel.
Esse píxel, ajuda os nossos anúncios a serem veiculados para as pessoas qualificadas, que de certa forma, mostraram que têm interesse em comprar o seu produto. Por isso, o tráfego pago é uma estratégia mais rápida para adquirir conversões.
Executar o tráfego é sim “simples”, porém e exige expertise sobre a estratégia e ferramentas.
Afinal, usar de forma inteligente as definições de uma campanha requer bastante conhecimento das métricas da plataforma, como persona, idade do seu público e localização, para extrair o máximo de resultados positivos.
Tráfego pago para iniciantes: por onde começar a anunciar minha empresa?
Para começar a veicular seus anúncios pagos, é muito importante estar atento a algumas informações relevantes, que afetam diretamente nos seus resultados.
Esses dados incluem persona, orçamento e plataforma. Eles são cruciais para que a ferramenta que irá propagar o anúncio, compreenda o seu objetivo e quem você deseja atingir.
Assim, ele conseguirá otimizar os seus anúncios alcançando resultados mais efetivos e satisfatórios ao exibir o anúncio para o público certo.
Conheça o público alvo
Para considerar começar veicular anúncios, você precisa estudar e entender sua persona e trazer dados importantes para a ferramenta definir melhor para quem ela irá entregar os seus anúncios, algumas das informações mais importantes são:
- Sua localização.
- Seus interesses ou passatempos.
- Suas necessidades e desafios.
- Sua jornada de compra.
- Seus meios de comunicação (Redes sociais) que sua persona mais usa.
Esses parâmetros ajudam a compreender a personalidade e os comportamentos de sua audiência, permitindo que você se comunique de maneira mais eficaz e obtenha os melhores resultados.
Definir bem um público certo, é importante para que você possa direcionar o seu orçamento de forma inteligente para público ideal.
Pois, no tráfego pago, o clique do usuário custa parte do orçamento e cliques de usuários não qualificadas podem utilizar sua verba sem que gere conversões, de fato, para sua campanha de anúncios.
Esse é o primeiro passo para começar a fazer anúncios de forma inteligente que funciona!
Trace objetivos
Qual é o seu objetivo ao final das campanhas? Receber mensagens, aumentar seguidores, gerar cliques no site?
Definir seus objetivos oferecerá clareza e direção ao planejar e executar suas campanhas de anúncios.
Além disso, traçar suas metas garante que as ações e decisões relacionadas à campanha de anúncios estejam alinhadas ao objetivo desejado. Isso permite que você evite desviar-se do caminho e mantenha o foco na realização dos resultados esperados, alcançando o sucesso na campanha de anúncios.
Um objetivo bem definido, afeta no seu orçamento porque você consegue designar a verba de forma eficiente e maximizar o retorno sobre o investimento aplicado.
Tráfego pago para iniciantes: como escolher o formato dos anúncios?
Alguns dos formatos de anúncios mais comuns incluem fotos estáticas, carrosséis de imagens e vídeos, esses são apenas alguns formatos, dos vários que podemos usar, o que significa que você pode escolher aquele que mais atrai a atenção do seu público-alvo.
E até o formato do anúncio impacta nos seus resultados, você sabia disso?
Cada formato tem suas próprias vantagens e desvantagens, e escolher o mais adequado para o seu objetivo e público-alvo pode ajudar a aumentar a efetividade das suas campanhas.
Para escolher um formato ideal, você pode experimentar criar campanhas diferentes, utilizando formatos variados, e analisar os resultados para identificar qual deles é mais efetivo com o seu público-alvo.
Dessa forma, você pode aumentar as interações e maximizar suas conversões.
Defina orçamento
O orçamento, influencia diretamente na estratégia do anúncio e formatos que serão utilizados, já que cada um deles tem custos diferentes para serem veiculados.
E também, a verba é um dos pilares do leilão que acontece quando se publica um anúncio na internet.
Esse leilão das plataformas é uma competição entre os anunciantes pelo mesmo lugar para exibir seus anúncios.
As plataformas considera alguns critérios, entre eles:
- Verba;
- Qualidade do anúncio;
- Qualidade do anunciante;
- Configurações da campanha.
O anunciante que alcançar a maior quantidade de critérios estabelecidos pela plataforma terá uma vantagem e ocupará o espaço de anúncio, desbancando os demais concorrentes.
Entretanto, definir um orçamento realista, é importante para analisar seus resultados e a qualidade do seu anúncio. Se os resultados estão abaixo da expectativa, pode ser uma boa estratégia avaliar e ajustar o orçamento aplicado e revisar sua estratégia, conseguindo melhorar a situação.
Tráfego pago para iniciantes: o que são as plataformas e quais estão disponíveis?
A plataforma, é a ferramenta que você utilizará para começar a criar, desenvolver e ativar sua estratégia de tráfego pago.
No começo, definir qual delas você utilizará pode ser uma grande dúvida, por isso, vamos te apresentar e explicar qual delas você pode escolher.
Escolher a plataforma depende, portanto, dos objetivos e do público-alvo da campanha, mas é importante considerar a facilidade de uso, a eficácia e o custo da plataforma antes de tomar a decisão final.
Veja abaixo, algumas plataformas mais populares atualmente, suas particularidades, para te ajudar a definir qual delas é mais adequada para seu nicho!
Google Ads
O Google Ads, é a ferramenta de mídia paga do Google, que permite que os anunciantes criem anúncios para serem exibidos em diferentes sites da internet, incluindo o próprio Google.
Essa ferramenta é muito versátil e poderosa, oferece várias opções para criar e exibir anúncios e você pode escolher a que se encaixa nos seus objetivos.
Entre os anúncios oferecidos pelo Google Ads, estão:
- Anúncios de display, que aparecem em sites, incluindo banners, anúncios de vídeos, entre outros.
- Anúncios de Shopping, destinados para lojas online que exibe seu anúncio na seção “Shopping” do Google.
- Anúncios de localização, direcionado para a seção de mapas, que encaixa bem para empresas locais.
- E, os anúncios de vídeos, veiculados em plataformas como o YouTube.
Instagram Ads
O Instagram Ads, é o recurso de mídia paga que permite que os anunciantes exibem seus anúncios para um público específico dentro rede social Instagram.
Nessa ferramenta, é possível criar anúncios criativos e personalizados e direcioná-los para o público ideal que deseja comprar ou interagir com o seu produto.
Usar o Instagram Ads, é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade da sua marca, atrair novos clientes e aumentar o número de seguidores, criando assim, uma base de pessoas engajadas com sua marca.
LinkedIn Ads
Na rede social LinkedIn, usamos o LinkedIn Ads. Embora muitos digam que parece uma rede social “abandonada”, mas não é! O LinkedIn conta com mais de 850 milhões de usuários em 200 países, e é a maior rede social profissional do mundo.
Isso oferece uma ampla gama de opções e oportunidades para segmentação de público em especialmente empresas B2B, como anúncios de serviços relacionados a empresas e negócios.
Se você trabalha diretamente com empresas, e deseja expandir sua presença on-line, fortalecer sua marca e construir relacionamentos de negócios sólidos, o LinkedIn Ads pode ser uma excelente opção para sua estratégia de marketing.
Youtube Ads
Já no YouTube, usamos o YouTube Ads.
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo. Por isso, é uma ótima opção para quem está disposto a alcançar um público amplo e diverso.
O YouTube Ads é uma ferramenta incrível para empresas que desejam:
- ampliar sua visibilidade;
- aumentar o tráfego para o seu site;
- gerar leads e vendas;
- ou simplesmente aumentar a consciência da sua marca.
Ao exibir anúncios para um público engajado e interessado, você pode maximizar a efetividade dos seus anúncios e aproveitar ao máximo o seu orçamento.
TikTok Ads
Agora, se o seu público ideal é mais jovem, com certeza é uma boa opção investir no Tiktok Ads.
O TikTok é uma rede social onde a maioria dos usuários são crianças e adolescente de 9 a 17 anos e conta com mais de 1 bilhão de pessoas ativas.
Além disso, o TikTok Ads se destaca por sua forma divertida de anúncios em vídeos curtos, ajudando a chamar a atenção do público e aumentar a probabilidade de interação com o anúncio.
Como saber em qual plataforma anunciar?
Para determinar a plataforma ideal para começar os seus anúncios, é importante responder essas perguntas:
- Seu produto tem loja virtual?
- Onde sua persona gasta mais tempo ativo na internet?
- Qual rede social seu público mais usa?
- Sua empresa tem um site?
Esses fatores, quando bem analisados, geram clareza quando se determina qual plataforma usar para gerar resultados satisfatórios nas campanhas ativas.
Também, é necessário você analisar o seu produto.
Ele é um produto de necessidade ou desejo?
Produtos de desejo são aqueles que as pessoas compram porque desejam ter ou usar, mas que não são essenciais para sua sobrevivência ou bem-estar. Eles são comprados com base em desejos, preferências pessoais e status. Logo, as plataformas que conseguem gerar desejo, como o Meta e Instagram Ads podem ser interessantes para seu produto.
Por outro lado, produtos de necessidade são aqueles que as pessoas precisam para sobreviver ou manter um estilo de vida saudável. Eles são comprados com base em necessidades básicas, como alimentos, moradia, cuidados com a saúde, etc. Estes produtos são considerados essenciais para a vida cotidiana e são comprados com muito menos consideração para o custo ou marca. Nesse caso, os clientes buscam ativamente por ele, e as plataformas como o Google Ads, podem performar melhor.
Algumas plataformas são melhores para alcançar objetivos específicos alinhados com o seu produto, como aumentar as vendas ou gerar mais tráfego para o site. Escolha a plataforma que mais se encaixa aos seus produtos, necessidades e metas.
Porém, é importante experimentar várias plataformas e medir seu desempenho antes de decidir para qual direcionar todas as suas campanhas.
Tráfego pago para iniciantes, é a chave para o sucesso no digital?
Entender como funciona o tráfego pago para iniciantes é uma estratégia poderosa para conseguir atrair novos clientes e aumentar o faturamento da sua empresa, causando mudanças positivas para sua marca.
Mas, devido à rotina cansativa, empresários costumam ter o tempo curto e não conseguem encaixar uma rotina de estudos para se aprofundar mais em assuntos como esse e acabam perdendo grandes oportunidades.
Por isso, é uma alternativa viável, atribuir essa tarefa uma empresa de negócios com expertise em estratégias personalizadas e experiência na gestão de campanhas digitais que conseguem elaborar campanhas com alto desempenho, otimizando o lucro sobre o investimento aplicado.
Uma equipe de performance, pode ser a chave para evitar prejuízos com campanhas sem resultados positivos e começar a veicular anúncios que realmente atinja suas expectativas.
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