Conhecer os impactos da transformação digital nas empresas é uma etap decisiva para o negócio. Isso porque isso consiste em muito mais do que aparecer na internet. Essa é uma verdadeira reconstrução do modo de trabalho para as empresas, assim, não há como não ser impressionante.
Essencial para as corporações, a transformação digital não é apenas uma tendência ou método que está em voga. É um fenômeno sério, que vem como resposta a uma mudança estrutural da sociedade.
Dito isso, as empresas que não buscarem iniciar essa transição o quanto antes, correm sério risco de existência. Isso acontece porque não apenas os clientes, mas o mercado se mantém em constante inovação. Por isso, é importante, não apenas entendê-la, mas saber os momentos certos para dar cada passo nessa direção.
O que é a Transformação Digital
A transformação digital é um momento presente cada vez em mais empresas e organizações e principalmente na jornada de compras dos clientes. Se atentar a esse momento de transição é se conectar com os clientes e se mostrar presente em seus hábitos e costumes de consumo de conteúdo e compra.
Diferente do que muitas pessoas imaginam, a transformação digital não é a simples presença de tecnologias no ambiente empresarial, mas na cultura interna. Isso significa que colocá-la em prática exigirá que se reestruture os processos e as atividades comuns da empresa. Claro que parte essencial dessa mudança é de fato a utilização da tecnologia, não como assistência, mas como centro desta.
Por ser um assunto não dominado por grande parte das pessoas, muitos acham que a transformação digital se limita às empresas de tecnologia ou semelhantes. Esse é um grande erro, porque na verdade ela é o reflexo das mudanças que ocorrem em toda estrutura de consumo dos clientes, é por isso, capaz de transformar negócios de qualquer porte e nicho de mercado.
Como os impactos da transformação digital na sua empresa ocorrem?
A transformação digital é, acima de tudo, uma grande oportunidade de crescimento e reconhecimento para as empresas. Uma demonstração disso, é o fato de que o brasileiro passa em média, mais de 90 horas por semana conectados ativamente à internet.
Para colocá-la em prática é importante que toda a empresa se veja como parte presente de um ecossistema. Justamente por isso, é na gestão que se inicia a faísca de transformação. A partir de uma perspectiva das lideranças, as estratégias de remodelagem serão traçadas e demonstradas para os colaboradores.
Para que você consiga mensurar o tamanho e poder da transformação digital. Análises de mercado, indicam que esse fenômeno movimentará anualmente mais de R$ 9 trilhões até 2025. Além de tudo isso, otimiza o funcionamento da sua empresa de diversas formas, como por exemplo:
- Agilidade em ações burocráticas e repetitivas
- Melhoria em performance
- Produtividade e transparência
- Foco na satisfação do cliente
- Vantagem competitiva
- Redução de custos
Os passos de como fazer a transformação digital na sua empresa
A transformação digital não é um manual de instruções, você vai de fato conseguir colocá-la em prática conhecendo sua empresa. Dito isso, o primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico alinhado à sua empresa, entendendo cada passo no processo de transformação.
Por isso, conheça melhor algumas das etapas essenciais para esse objetivo:
Definir quais são os objetivos da empresa
Certamente, o primeiro passo para um planejamento estratégico bem-sucedido é já de início entender os objetivos da empresa. E além de ter suas metas internas, é ter também as específicas para a transformação digital, como aumentar a performance, reduzir os custos, melhorar a satisfação dos clientes, por exemplo.
Esse ponto é essencial para o sucesso da transformação digital: Ter clareza com essa modernização. Dessa forma, não estará restrito a um departamento ou a determinados cargos dentro da empresa. Assim, todos estarão inseridos e saberão encontrar as melhores soluções para alcançá-los.
Como se aproveitar dos impactos da transformação digital? Sempre pense no futuro digital da empresa
Para o sucesso do planejamento, faz-se necessário que o futuro digital esteja presente.
É essencial visualizar os efeitos que as novas e futuras tecnologias provocarão no negócio. Por isso, muito além do investimento em sistemas de tecnologia, é entender as melhorias e os avanços proporcionados com seu uso.
Assim, investir na construção da imagem da empresa no ambiente tecnológico, ancorado em estratégias de branding e Inbound Marketing por meio dos conteúdos evergreen,por exemplo, são formas de garantir a presença útil e de qualidade da sua empresa no meio digital.
Dessa forma, com o planejamento futuro e estratégico, a comunicação da empresa flui melhor e todos os colaboradores conseguem visualizar e entender o porquê de cada passo dado com a estratégia.
Ademais, os clientes passam a ter um vínculo por meio do conteúdo de qualidade com a sua empresa.
Identifique os rumos futuros do mercado
Na trajetória da empresa, é importante entender as tendências de mercado, para saber o que vem sendo feito e seus resultados.
Esse estudo é válido não só para o planejamento da transformação digital, mas também para para arquitetar os outros objetivos.
Assim, você sabe como o mercado e os clientes estão agindo e para onde estão caminhando. Logo, perceberá as melhorias na disposição da empresa no mercado e seus diferenciais.
É inegável a necessidade de que a empresa se prepare para as inovações do setor, já que cerca de 25% das empresas alcançam 10 anos de existência. Por isso, além de outras questões, essa é uma preocupação essencial.
Líderes que sabem liderar, um passo fundamental para entender os impactos da transformação digital
Como já dito, é na gestão da empresa e nas lideranças dos departamentos que a transformação dá seus primeiros passos. Só uma liderança adequada estará disposta a se responsabilizar por garantir os avanços em cada etapa e o desenrolar do planejamento.
Justamente por isso, a escolha das chefias é tão importante. Profissionais fechados às mudanças, têm dificuldades para liderar em meio a um fenômeno tão relevante quanto a transformação digital.
A empresa sempre se transforma de dentro para fora e as lideranças são sempre os exemplos internos das organizações. Por isso, os líderes devem estar sempre se capacitando, se adaptando e transmitindo esses ensinamentos para os colaboradores.
É comum que líderes bastante experientes tenham receio dessas mudanças. Em muitos casos isso acontece por não entenderem a importância dessa transição. Por isso, um escritório de negócios proporciona um grande avanço nesse trajeto.
A importância da comunicação interna
Já imaginou por um plano em prática onde ninguém fala a mesma língua? Pois é, isso acontece em várias empresas. A comunicação interna é fundamental para que a empresa consiga evoluir e demonstrar a todos essa evolução.
Quando todos os funcionários e prestadores de serviços entendem os projetos da empresa, o processo se torna muito mais simples e agradável. Os colaboradores se mantêm muito mais motivados quando se veem como importantes para os avanços da empresa.
Então, sempre que buscar trazer inovações para a empresa é extremamente importante mostrar para a equipe as metas traçadas. Assim, o time está sempre contribuindo para conseguir alcançá-los.
Invista na integração da empresa
Quando a comunicação interna é buscada, a gestão consegue alcançar um segundo passo, também muito relevante. Esse passo é a integração das ações da empresa, para que não só os líderes se comuniquem linearmente com os liderados, mas também, que os departamentos colaborem entre si. Assim, é importante o investimento em posicionamento e conteúdo, a fim de criar autoridade da empresa para os potenciais clientes.
Isso é um passo que impacta a empresa, porque os departamentos conseguem visualizar com mais clareza as funções e os processos dos outros. Com isso, a empresa consegue produzir com mais eficiência, com menos erros e com um crescimento bem enraizado.
Customer Experience
O Customer Experience é o conjunto das ações que a empresa toma para otimizar as interações dos clientes com a empresa em cada fase do processo de venda.
Desde o primeiro contato ou até mesmo o momento em que o cliente toma conhecimento da empresa, até os contatos pós-venda.
Esse cuidado com toda a jornada do cliente é uma das grandes características da transformação digital. Isso porque sua empresa conseguirá dividir melhor o público, assim, compreenderá com maior individualidade cada cliente.
Para a otimização do Customer Experience, existem várias ações e recursos para melhorar a inteligência de mercado e se aproximar dos clientes, como por exemplo:
- CRM
- Automação de Marketing
- Inbound Marketing
- Chatbox
- SEO
- Gamificação na Jornada de compra
A principal meta é facilitar a comunicação, deixando-a personalizada e ao mesmo tempo mais ágil proporcionando a utilização de Big Data que te aproxima de cada público.
Investindo em tecnologia
É claro que esse é um dos passos essenciais para não sofrer com os impactos da transformação digital. Afinal, é exatamente o objetivo principal: utilizar os meios e soluções tecnológicas para evoluir a empresa. Como mencionado, não é apenas as empresas de tecnologia e semelhantes que devem se preocupar com a transformação digital.
E ainda, para cada realidade existem soluções tecnológicas específicas, para que o amadurecimento da transformação siga baseado nas possibilidades da empresa. Assim, podendo evitar os investimentos desnecessários, solucionar problemas de comunicação e antecipar comportamentos.
A transformação digital é um fenômeno dinâmico, isto é, está sempre evoluindo e progredindo. Justamento por isso, o agora é sempre o melhor momento para dar os primeiros passos da empresa nesse universo.
Agora você conhece os impactos da transformação digital!
A transformação digital dá uma identidade à empresa, isso, no ambiente tecnológico é essencial para saltar de nível e se manter competitiva em um ambiente tão intrinsecamente conectado. Logo, seu negócio deve estar, o quanto antes inserido nessa realidade, para isso, esteja acompanhado de parceiros externos, que saibam como te auxiliar.
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