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Qual o impacto do marketing digital para as empresas?

Entender qual o impacto do marketing digital para as empresas é fundamental, principalmente para aquelas que estão em dúvida se devem ou não investir nele.

Segundo mostra o Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, apenas no Brasil, mais de 55% das empresas usam a internet para o processo de venda. 

Assim, o impacto do marketing digital é cada vez mais palpável e mostra que aqueles que não estão utilizando, podem estar perdendo espaço para a concorrência. 

Atualmente, a visibilidade on-line é um dos pontos mais buscados pelas empresas. Netflix, Magalu e Nubank tornaram-se referência em posicionamento digital e são alguns exemplos para se ter em mente. 

No entanto, vale ressaltar que o marketing digital vai muito além da presença digital e é valioso independente do tamanho da empresa.

Por isso, vamos entender, juntos, qual o impacto do marketing digital para as empresas e como ele pode contribuir para o crescimento da sua!

Mas o que é Marketing Digital?

O marketing digital é um conjunto de ações estratégicas realizadas para gerar novas oportunidades de negócio e que podem ser realizadas em ambiente virtual. Seja em redes sociais, aplicativos de mensagens, sites ou anúncios, as opções são vastas. 

É importante ainda dizer que as iniciativas de marketing digital podem ter vários objetivos, desde fazer os potenciais clientes conhecerem sua marca, engajar os leads, trazer visitantes e, finalmente, fazer mais vendas.

Cada vez mais, as empresas estão se movimentando para se posicionarem nesse ambiente, as razões se tornam claras, como a conclusão da pesquisa do Data Reportal mostrando que 73,6% dos brasileiros usam a internet para fazer pesquisa sobre marcas e empresas.

Milhares de empresas já identificaram no marketing digital a oportunidade de alcançar e aquecer os leads de forma otimizada, gastando menos por mais resultado.

 O mercado está cada vez mais populado por essas marcas, que visualizaram não apenas o retorno financeiro dessa estratégia, mas a proximidade aos cliente, a criação de uma comunidade que apoia a marca.

Como o marketing digital pode impactar e potencializar seus resultados?

O marketing digital pode ser uma poderosa ferramenta para as empresas, não apenas por ser uma estratégia eficaz para a obtenção e fidelização de clientes, mas porque você pode investir por meio de estratégias personalizadas e multicanais baseadas nos recursos disponíveis.

Além disso, o marketing digital tem como um de seus maiores benefícios a possibilidade de direcionar a estratégia a determinados segmentos de clientes e plataformas específicas.

Conrado Adolfo, em seu livro: Os 8 Ps do Marketing Digital: O Guia Estratégico de Marketing Digital diz que o marketing digital se divide em 8 P’s: 

  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Produção;
  • Publicação;
  • Promoção;
  • Propagação;
  • Personalização e;
  • Precisão. 

O objetivo dessas divisões é compreender a transformação dos negócios pela internet por etapas didáticas e práticas. Além disso, gerar uma estratégia personalizada e específica para as necessidades da sua empresa, tanto de crescimento quanto de faturamento.

Conheça as ferramentas 

Conhecer as ferramentas digitais é um ponto essencial para potencializar os resultados das suas estratégias. Por isso, investir em automação de marketing, CRM’s e a atração dos leads através de Inbound Marketing, fortalecerão a transformação digital da empresa.

Para isso, nada melhor do que buscar uma equipe qualificada e com validação no assunto, a fim de conseguir inserir as estratégias na realidade do seu negócio e torná-las o mais eficiente possível. 

Por isso, colocamos alguns exemplos de ferramentas de marketing digital para conhecer:

Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta gratuita muito usada por profissionais de marketing digital. Com ela, você gerencia o tráfego de um site, além de analisar os relatórios e customizar conforme a necessidade. 

Com o Analytics, você acessa as origens do lead, o número de visitas, as metas, o desempenho, além de compreender as campanhas de marketing que tiveram os melhores resultados.

Google Tag Manager

O Google Tag Manager permite que você implemente e administre tags de diferentes ferramentas de forma centralizada e autônoma.

Dessa forma, é possível ter acesso à plataforma e às ferramentas sem precisar modificar os códigos do site. Isso acontece porque, com o Google Tag Manager, os scripts no site se atualizam em tempo real.

RD Station

O RD Station é uma das mais completas ferramentas de automação de marketing. Em um só lugar, ela concentra os principais recursos para uma estratégia de marketing completa. 

Com o RD Station, você consegue fazer a gestão completa do histórico de cada um de seus clientes e entregar a ele apenas o que seja de fato compatível com o perfil. Além disso, o RD Station possui seu CRM próprio, que trabalha totalmente integrado ao RD Station Marketing.

Ferramentas de Gestão de trabalho

As ferramentas de gestão de trabalho, como Trello, Monday e Asana, permitem que a equipe realize as tarefas sem desperdiçar tempo planejando a melhor forma de realizá-las.

É possível definir as demandas e muitas vezes metrificar o tempo gasto em cada uma delas, sendo de grande validade para buscar a melhoria das estratégias futuras.

SEO

As ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) fazem com que os conteúdos da empresa alcancem o melhor o posicionamento orgânico possível.

Essas ferramentas permitem encontrar as melhores palavras-chaves para o conteúdo, além das melhores linhas para títulos e descrição de produtos, além de otimizar a experiência de uso no seu site.

 

Olhe para o seu Prospect

O prospect é o perfil de seu potencial cliente. Ele é a verdadeira chave para alcançar grandes resultados da sua empresa. Por isso, pesquise-o e saiba o que de fato ele busca, o que consome e como pode chegar até ele.

Pesquisas de satisfação, acompanhamento do cliente e análises de mercado são bastante positivas para entender os obstáculos entre a empresa e o consumidor.

Analisando os dados e otimizando a estratégia

Para sempre melhorar a profundidade e os resultados da sua estratégia de marketing digital é importante que você acompanhe os dados obtidos. Com eles, saberá o desempenho e os resultados, e ainda, o que continuar a trabalhar e o que modificar.

Com uma equipe especializada, você poderá não apenas acessar, mas também, analisar intimamente métricas como o ROI,  Ticket Médio, CPL, LTV dentre outras que conferem força para o negócio.

Qual o impacto do marketing digital para as empresas? 

O marketing digital pode ser um verdadeiro divisor de águas para as empresas. 

Com a pandemia do Covid-19 a importância de não depender apenas do físico, isso  ficou mais visível que nunca.

Afinal, a utilização das técnicas de marketing digital nas empresas possibilitaram que ela  estivesse mais presente no dia-a-dia do seu cliente e ainda conseguir manter o faturamento, algumas empresas, inclusive, conseguiram aumentar esse indicador. 

Segundo a Revista Exame, a utilização das ferramentas de marketing digital, principalmente em pequenas e médias empresas, pode até triplicar o faturamento. E isso é um dos grandes motivos para apostar na utilização dele, não é mesmo?

Presença digital

A presença digital, de forma literal, é justamente o espaço virtual ocupado por uma pessoa ou marca. Porém na prática vai muito além disso. 

Atualmente, 78% das empresas possuem pelo menos um perfil nas redes sociais, mas apenas 54% das empresas possuem site.

Esse é um pequeno passo, mas muito importante, porque demonstra que a necessidade de se fazer presente no ambiente virtual já é visível para mais da metade das empresas. No entanto, a presença digital vai além desses dados. 

Existir no digital, é mais que estar presente nas redes sociais.Para isso, é importante que as empresas invistam em posicionamento, SEO e Inbound Marketing. Assim, os seus clientes se engajarão e promoverão sua empresa.

Como construir uma audiência qualificada com o marketing digital

Mais importante que conseguir repercutir uma estratégia de marketing digital, é fazer com que os leads, ou clientes ideais,  alcançados sejam de fato potenciais clientes.

Uma audiência qualificada se faz ao longo do tempo, por isso é essencial a consistência para alcançar os resultados mais robustos. 

Assim, criando conteúdos de relevância e de valor para sua audiência, conseguirá a melhor qualificação possível.

Ademais, é fundamental que você fale com os clientes certos, como vamos entender um pouco melhor abaixo. 

Encontrando o público certo na hora certa

No mundo empresarial, principalmente tratando-se do ambiente digital, a realidade é sempre dinâmica. 

Por isso, o seu público não é estático, estará sempre se transformando. 

Assim, deve-se entender a necessidade de encontrar o público certo na hora certa.

Isso significa dizer que, ao longo do tempo você se comunicará com diferentes perfis de clientes, por isso a tamanha relevância do Inbound Marketing e do Marketing de conteúdo no cotidiano da empresa.

O ICP (Ideal Customer Profile) é o dado que sinaliza o perfil dos prospects em que a organização deve direcionar seus esforços. Mapeando sua persona e entendendo essa métrica manterá sempre o churn (taxa de cancelamento) baixo.

Se diferencie da concorrência

Quando sua empresa possui um produto idêntico ao vendido pela concorrência, a diferenciação pode aparentar ser uma ideia distante. Porém toda empresa possui suas qualidades próprias. Seus pontos de diferenciação podem ir desde um estilo próprio de atendimento até mesmo o envolvimento em causas.

É sempre importante encontrar aquilo em que a empresa é única. E ainda, compreender que não é simplesmente fazer um atendimento de qualidade. Assim, atente-se à imagem que você e os líderes expressam, é a partir dela que se cria uma cultura organizacional que demonstre os valores da empresa. 

Um exemplo muito relevante de diferenciação de marca está na filosofia de atendimento do Outback Steakhouse, bastante focada na experiência dos clientes, no qual, durante o atendimento, os funcionários se abaixam na altura dos clientes e os olham nos olhos, trazendo uma relevante proximidade entre os clientes e a empresa.

Outro exemplo de destaque é o caso da Reserva, marca de roupas masculinas em seu projeto social: 1P=5P, no qual a cada peça de roupa comprada, a marca faz a doação de 5 pratos de comida. Esse é um projeto realizado desde 2016 pela marca, que já doou mais de 83 milhões de pratos de comida, conforme informam no site.

Marketing digital é personalizável

Outro ponto de impacto do marketing digital é justamente a questão financeira. Quando se compara com outros meios, o marketing digital se mostra uma estratégia que facilmente pode se adaptar à receita e aos recursos disponíveis. 

Quando realizada por uma equipe especializada, você consegue além de otimizar seus gastos, compreender os resultados que poderão ser esperados e saberá o valor exato a ser investido.

Decisões do marketing digital são baseadas em dados

Poucos os meios de marketing são tão claros quanto o digital, isso porque as métricas de sucesso são facilmente visualizadas. Assim, você consegue ter acesso aos dados de aberturas de e-mails, cliques em campanhas, visualizações e vários outros, simplesmente fazendo esse acompanhamento.

Assim, com as ferramentas de análises de dados você conseguirá ter o acesso de todas as campanhas e estratégias em qualquer etapa com exatidão.

Isso é muito positivo, porque te permite acompanhar todos os passos da estratégia. Seja para saber os gastos, o alcance, e principalmente, para entender as melhorias futuras.

Metodologias ágeis ao seu dispor

As metodologias ágeis são práticas que visam realizar um projeto eliminando todas as etapas e lacunas desnecessárias, buscando a otimização do processo.

Essas práticas estão cada vez mais comuns nas corporações, sejam microempresas ou multinacionais. Várias as áreas que já entenderam a necessidade de rever processos internos e de dispensar etapas que não demonstram relevância, buscando esse modelo de ciclos de projetos.

Utilizar as metodologias ágeis aliadas ao marketing digital é uma forma de potencializar ainda mais as estratégias e os resultados. Justamente por se utilizar as ferramentas que sejam realmente necessárias e ter sempre a cultura da adaptação às novas tendências de uso.

 

Você já sabe qual o impacto do marketing digital nas empresas

Agora que você já entende a relevância e o impacto que o marketing digital é capaz de proporcionar nos resultados da sua empresa. Chegou a hora de colocar as estratégias mais viáveis em prática.

Conhecendo as técnicas e ferramentas certas, você conseguirá se aproveitar do impacto do marketing digital em sua empresa e entender os momentos para mudanças e como investir nessas estratégias.

Para te auxiliar nisso, além dos conteúdos disponibilizados ao longo do texto, aproveite para acessar os outros artigos disponíveis em nosso blog e se aprofunde no assunto.

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