A transformação digital não se trata apenas de aparecer no meio digital, mas de transformar a cultura da empresa para adaptar os avanços contínuos da tecnologia. Isso porque, ainda que a empresa não busque a transformação digital, não há como não ser impactada.
A necessidade da transformação digital nas empresas se dá justamente por não ser apenas uma tendência, mas o reflexo de uma realidade totalmente modificada. Por isso a importância dos avanços tecnológicos a favor do seu negócio.
O mais importante, é entender que a transformação digital não é apenas uma estratégia de diferenciação. Mas sim, uma transição necessária, para qualquer mercado ou nicho que sua empresa esteja inserida.
O que é transformação digital?
Transformação digital é a transformação da cultura de uma empresa, para que se adapte ao mercado, expanda suas vendas e seu raio de clientes. Muito mais profundo e também complexo que apenas inserir ferramentas digitais, é fazê-la presente no “feeling” da empresa.
É importante dizer que essa transformação não é apenas sobre utilizar ferramentas digitais, mas de mudar o status quo de uma empresa.
Isso porque, os avanços na utilização tecnológica não criaram apenas uma mudança cultural no mundo transformação completa, da sociedade e dos indivíduos.
Transformação Digital nas empresas, o que é e como funciona?
O processo de transformação digital nas empresas vai além da utilização de ferramentas tecnológicas no dia a dia corporativo. É uma mudança estrutural para a empresa, já que essa mudança pode mudar toda a comunicação e o plano de ação, além da postura interna e externa dos funcionários. Por isso é essencial que a gestão e os colaboradores estejam alinhados em ações com esse fim.
Dessa forma, o primeiro passo para a transformação digital, é entender que sempre que existem mudanças, há dificuldades, com a transformação digital não é diferente. Isso porque, a transformação digital nas empresas fez com que seja necessário frequentes testes e avaliações, utilizações de novas ferramentas, além de mudanças de processos estabelecidos e a criação de um mindset resolutivo entre os colaboradores.
Contudo, esse processo não segue uma receita do bolo, não existe um manual de instruções rígido que te indica cada passo. É na verdade, um caminho com várias entrelinhas que você, conhecendo a realidade da sua empresa, conseguirá preencher e buscar ajuda especializada, como nós, da Traço Design de Negócios.
Benefícios da implementação da transformação digital na sua empresa
É importante esclarecer que a transformação digital não é apenas com os departamentos que se relacionam diretamente com a tecnologia, como o marketing por exemplo.
Afinal, direta ou indiretamente toda a empresa se transforma. O uso das ferramentas e estratégias tecnológicas mudará positivamente toda a empresa.
Por isso, vamos conhecer alguns dos principais benefícios da transformação digital no seu negócio.
Foco na satisfação dos clientes
Existe uma grande premissa que diz: “o cliente tem sempre razão”. Claro, essa não é uma verdade absoluta, afinal, às vezes, a jornada do seu produto ou serviço, é exatamente mostrar ao cliente uma solução que talvez nem ele mesmo conheça.
Justamente por isso, a grande importância da transformação digital da sua empresa: você consegue personalizar e até monitorar a experiência de cada potencial cliente. Assim, conseguirá otimizar e estreitar a sua relação com o cliente, e ainda, conseguir clareza na busca por melhorias.
Pensando a gestão estratégica
O ponto de partida para a transformação digital sempre vem da liderança e assim, é a primeira área a ser transformada. Com a transformação digital, os líderes podem alcançar os objetivos com facilidade, além de facilitar a análise dos concorrentes e implementar os mais importantes avanços estratégicos na organização.
Assim, o ambiente da empresa poderá ser cada vez mais resolutivo. Isso porque os colaboradores vão conseguir visualizar as origens e razões das mudanças da empresa e auxiliarão esse avanço sem uma postura reativa.
Otimização de processos, uma facilidade da transformação digital nas empresas
Um ponto importante da transformação digital é a otimização dos processos.
de automações e estratégias de produtividade, sua empresa pode conseguir mais agilidade e eficiência.
Não apenas em ferramentas digitais, propriamente ditas, mas por meio, também, de metodologias que visam criar nos colaboradores essa posição de resolutividade.
O aumento da produtividade
Além de outros benefícios, talvez o mais buscado pelos líderes, é o aumento da produtividade da empresa. Por isso, é tão importante o suporte de ferramentas e estratégias que tenham esse fim.
Scrum e Agile são exemplos das chamadas metodologias ágeis, que buscam avançar etapas de forma mais rápida e ao acesso de toda a equipe.
Enquanto isso, existem várias ferramentas de CRM, de automatização de etapas da comunicação e gestão de trabalhos que são capazes de agilizar os resultados da equipe de marketing, por exemplo.
A transformação digital nas empresas e a redução de custos
Por natureza, uma gestão estratégica focada na agilidade nos processos se converte em redução de custos. Assim, conceber os projetos de crescimento da própria empresa se tornam mais tangíveis.
Essa redução ocorre por ter os processos otimizados dentro da empresa, aliado às estratégias definidas e ferramentas utilizadas. O aumento de produtividade é visível, já que a partir dessas etapas, os colaboradores vão trabalhar de forma mais inteligente e menos mecânica
Como implementar a transformação digital nas empresas?
Quando a cultura da empresa e a gestão já estão enraizadas em processos e modo de agir ultrapassados, a equipe, incluindo as lideranças, podem tentar se enganar, cogitando não possuir outra forma, senão a já usada pela empresa, ignorando a resolutividade dos problemas e defeitos nos processos.
Por isso, ao implantar a transformação digital nas empresas é importante ter a consciência das etapas que são necessárias para alcançá-la.
Afinal, se essa mudança for abrupta e sem compreender os procedimentos e particularidades internas, de fato não alcançará as raízes da empresa.
Entenda alguns dos passos fundamentais para implementar a transformação digital nas empresas.
Planejando as etapas
O planejamento é mais que decidir fazer, é buscar os caminhos que a empresa deve tomar para chegar nos resultados almejados. Então, é importante demonstrar como cada etapa do planejamento deverá ser posta em prática, e que de fato há um porquê de fazê-las.
Assim, é importante entender as melhores formas de plantar as sementes na empresa, alinhar os objetivos, buscar uma análise de mercado para compreender as estratégias das concorrências e buscar em cada etapa os objetivos micro e macro.
Avaliar processos da transformação digital
É essencial ter consciência que a transformação digital obrigará alguns processos da empresa a serem modificados, outros até mesmo excluídos.
Por isso é importante visualizar as principais áreas que auxiliarão a gestão a pôr em prática essas mudanças, como a equipe de marketing ao criar os novos processos da área, e de posicionamento digital e vendas online, por exemplo.
A cultura organizacional
O famoso tripé fundamental das organizações: Missão, visão e valores precisa ser real, os colaboradores de fato devem sentir a cultura da empresa sendo praticada, assim como os clientes.
Diante disso, é importante que todos na empresa estejam dispostos a agir com a cultura da experimentação. Já que é a partir dela, as possibilidades das grandes mudanças acontecerem. Assim, todos os envolvidos devem ter interesse nos testes e na experimentação nos processos e dia a dia corporativo.
As ferramentas tecnológicas
Com a transformação digital, sua empresa poderá se tornar mais enxuta e a comunicação interna mais ágil, além dos processos melhor determinados. Quando sua empresa se fortalece com as ferramentas tecnológicas, as informações se tornam muito mais acessíveis aos envolvidos, conseguindo colocá-las em prática ou modificá-las facilmente.
Assim, é importante compreender a importância de buscar algumas soluções:
Utilizando Big Data
Big data consiste em analisar e interpretar grande volume de dados e informações dos clientes.
As ferramentas de Big Data são essenciais para integrar essas informações ao perfil do cliente e, a partir disso, desenvolver a estratégia alinhada ao comportamento deles.
As ferramentas de automação de Marketing
As automações de marketing possuem o objetivo de otimizar etapas da comunicação com o cliente através das campanhas de marketing.
Por meio das automações, as informações dos clientes são segmentadas a cada perfil de e a cada etapa de compra, gerando uma comunicação melhor direcionada a cada um deles.
Otimize o Customer Experience
Parte da mudança na cultura corporativa, é o modo que a empresa se relaciona com os clientes.
Assim, o customer experience, busca como otimizar a experiência do cliente. Com um atendimento personalizado, superando as expectativas a empresa facilita a criação de laços emocionais duradouros com ele.
O alcance do Customer Success
O customer success visa encontrar as melhores práticas e estratégias para otimizar o uso do cliente ao seu produto ou serviço.
Isso facilita que os clientes tornem-se verdadeiros promotores da sua marca graças ao valor gerado pelo seu produto ao cliente.
Branding
É claro que a construção da sua marca não ficaria de fora da transformação digital.
Afinal, a estratégia de branding é responsável por fortalecer sua marca no mercado e principalmente, entre os clientes.
Então, por isso, é tão importante ter isso de forma clara, desde a identidade da sua marca, até às criações de estratégias de marketing digital baseadas nos arquétipos que ela representa.
A importância do movimento de transformação digital na empresa
A transformação digital é capaz de criar um mindset poderoso na empresa e em todos stakeholders, justamente por isso, é importante utilizá-la. Sua prática contribui para que a empresa se transforme em um ambiente mais resolutivo e promissor.
Além disso, a transformação digital nas empresas contribuiu para o melhor posicionamento dela no meio digital. Uma vez que poderá se relacionar de maneira mais direta com os clientes por meio das redes sociais, vender por e-commerces, e mostrar seus serviços de maneira clara por meio de um site institucional bem construído.
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