A multinacional canadense atendida pela Traço está há mais de 50 anos no mercado e atua em todos os continentes.
Infelizmente, por questões estratégicas da marca, não somos autorizados a compartilhar o nome da empresa.
Essa empresa tem o controle e domínio total sobre a cadeia produtiva de seus produtos, esteiras de borracha agrícolas desenvolvidas com tecnologia que reduz a compactação do solo, permite o trabalho em meio às lavouras em todos os climas e potencializa o uso do maquinário e uso total de peso permitido pelos fabricantes.
Por se tratar de maquinários de grande porte e alta qualidade de entrega da marca, o ticket médio deste produto é de, aproximadamente, R$500.000,00.
Com esse histórico de inovação em materiais agrícolas e um passado sólido construído em solo canadense, a sede brasileira da empresa procurou a Traço Negócios para se posicionar e aumentar sua performance utilizando o marketing digital.
Principais desafios enfrentados neste case
Após realizar o processo de diagnóstico comercial, pontuamos 4 principais desafios a serem ultrapassados.
- Canais inativos ou inexistentes, ou seja, a presença digital da marca era mínima e sua encontrabilidade nos mecanismos de busca, como o Google, era muito baixa.
- A oferta do cliente não era clara, isso é, mesmo com seu produto bem estabelecido no mercado e alta eficiência produtiva, o cliente não conseguia comunicar sua oferta de maneira clara pelos canais que utilizava.
- Inexistência de investimento em anúncios, ainda não existia verba e, menos ainda, estratégia destinada a anúncios em mídias pagas para atrair clientes.
- Não conquistar clientes pelo digital, pela quase inatividade no meio digital e por trabalhar com um produto extremamente nichado e de alto ticket, essa empresa possuía dificuldades de encontrar clientes utilizando o meio digital.
Quais foram os objetivos do projeto com essa multinacional do agronegócio?
Após identificar todos esses fatores a serem amplamente trabalhados com estratégias personalizadas de marketing digital para esse negócio, estabelecemos um grande objetivo a ser atingido por nossas duas frentes de trabalho.
O objetivo era, portanto, gerar oportunidades de vendas para o cliente, por meio de:
- Posicionamento de Marca: ao gerenciarmos a comunicação em diversos canais na internet, gerando diferenciação dos concorrentes e reafirmando o branding e produto.
- Performance: iniciando as contas de anúncios, sugerindo verbas e realizando todo o trabalho de anúncios pagos para o cliente.
Passo a passo das estratégias de marketing digital utilizadas com esse case do agronegócio
Para alcançar o objetivo principal do projeto, dividimos as ações em blocos operacionais e realizamos de acordo com o cronograma para possibilitar a próxima etapa de execução.
Por isso, seguimos os seguintes passos:
Ativação de canais digitais
Nessa etapa, criamos e ativamos as principais redes sociais do cliente, levando em consideração seu nicho e público alvo.
Além disso, criamos uma landing page, isso é, uma página de vendas focada em mostrar aos clientes uma oferta estruturada clara e com uma chamada para ação que levasse o cliente para o comercial da marca e a venda pudesse ser facilitada.
Estruturação, apresentação e divulgação da oferta
Após entender as dores que os clientes da multinacional tinham e os principais benefícios do produto, passamos a apresentar a oferta de maneira estrutura nos canais já ativados.
Dessa forma, além de produzir conteúdos orgânicos para educar a audiência em canais como o Instagram, passamos a realizar anúncios pagos no Meta Ads e Google Ads.
Geração de demanda
Após os anúncios impactarem o cliente, nós o levávamos à landing page para que ele pudesse se aprofundar na oferta e entender melhor o produto.
Assim, preenchia o formulário de contato e passava a ser um lead comercial para a multinacional.
Dessa forma, com a maturidade das campanhas, consistentemente, fomos gerando mais e mais oportunidades para a equipe comercial de nosso cliente.
Além disso, as redes sociais geravam nutrição para que os leads pudessem alcançar um maior nível de consciência e se dirigir ao comercial mais prontamente.
Resultados alcançados neste case do agronegócio
Em um período de 12 meses de parceria com a Traço Negócios, pudemos perceber avanços significativos nas frentes em que executamos a estratégia para o cliente.
Logo, pudemos perceber os seguintes resultados, por canal:
Tratando-se de um cliente do ramo do agronegócio e com um produto de ticket médio alto, o foco da estratégia foi atingir o público correto para que os seguidores se tornassem, de fato, consumidores.
Diante disso, em menos de um ano de trabalho, alcançamos a marca de:
O mais impressionante, no entanto, é o engajamento em comentários nas publicações, mostrando o interesse real dos seguidores pelos maquinários e soluções demonstradas.
Landing Page
Após a criação e publicação da página de vendas do cliente, o aumento de visitas foi exponencial e altamente conversivo, gerando, em um ano:
Anúncios Pagos
Após o período de teste a aprendizado das plataformas, conseguimos mapear um público assertivo com os conteúdos já estruturados com a oferta do cliente.
Dessa forma, alcançamos resultados no Meta Ads e Google Ads.
Meta Ads
Nessa plataforma, ultrapassamos um milhão de pessoas alcançadas e 4 milhões impressões totais aos anúncios.
Esse alcance de novos públicos gerou 23.074 cliques levando para a página de vendas do cliente.
Google Ads
Já na plataforma voltada para a busca dos usuários, ou seja, aqueles que estão ativamente à procura da solução da multinacional ou, até mesmo, buscando a marca pelo próprio nome, geramos:
Resultados financeiros e de crescimento da marca
Todos os esforços em criar um posicionamento sólido no mundo digital e alcançar o público interessado nas soluções da marca, conseguimos impactar positivamente 2 grandes indicadores da marca.
Todos esses resultados são fruto de um trabalho especializado de um time complexo de experts, começando pelo:
- Time comercial da Traço Negócios, onde é realizado o diagnóstico assertivo da marca;
- Time de estratégia que analisa a concorrência, cenário interno da marca e as melhores oportunidades para serem executadas no digital;
- Time de Gestão de Contas, responsável por gerir todo o projeto e conectar os times transversais;
- Time de Copywriters e Redatores;
- Time de Performance;
- Time de Audiovisual e Design.
Quer ter resultados expressivos como esse em seu negócio? Entre em contato conosco!