Ticket médio é o valor médio das vendas de um período, sendo um indicador de desempenho e mostrando o quanto a equipe comercial tem conseguido fechar negócios mais vantajosos para a empresa. Com ele é possível avaliar o quanto seus clientes estão comprando de você, além de verificar quais produtos geram um maior retorno.
A partir dessa métrica é possível avaliar as suas ações e planejar como aumentar as suas vendas para obter lucros ainda maiores. Esse indicador deixa explícito o quanto cada cliente está deixando de dinheiro nesse relacionamento de compra.
Agora que você já sabe o que é, vamos te explicar como calcular para que assim você possa aumentá-lo. Vamos lá?
Como calcular o esse indicador?
O ticket médio é fácil de ser calculado, basta pegar o faturamento bruto da empresa em um certo período e dividi-lo pelo volume de vendas desse tempo. Outra alternativa é calcular a partir da soma de vendas, dividido pelo número de clientes que fizeram compras nesse período.
Você pode seguir as seguintes fórmulas para calcular o ticket médio:
Ticket Médio = faturamento bruto / volume de vendas
Ou
Ticket Médio = total de vendas em R$ / número de cliente
Como aumentar o Ticket médio do seu negócio
Um dos grandes benefícios de saber o ticket médio da sua empresa, é a visão para focar em ações que possam aumentá-lo cada vez mais.
É possível aumentar o valor das vendas contando com os mesmos clientes que já estão comprando com você e estão fidelizados de alguma maneira. Isso gera ainda mais lucro!
Veja três dicas para te ajudar a aumentar o ticket médio do seu negócio.
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Variedade de produtos/serviços
Quanto maior a quantidade de produtos ou serviços que sejam relevantes para o seu consumidor, maior será a chance de comprarem cada vez mais. Além disso, aumentar o seu mix de produtos, vai ajudar o cliente a encontrar todos os itens que precisa em um único local.
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Apresente os produtos de forma estratégica
Primeiramente, realize um levantamento dos seus produtos que possuem maior número de vendas. Depois disso, disponibilize os novos produtos próximo aos produtos mais vendidos. E, claro que não basta colocá-los próximos, é preciso despertar a atenção do cliente, e para isso a criatividade vai te ajudar.
Dessa maneira, é possível estimular a compra dos novos produtos e elevar o ticket médio do seu negócio.
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O cliente não pode esquecer
Não deixe o cliente esquecer alguns itens. O consumidor fará compras com um objetivo de produtos. Então, é importante lembrá-lo de todos os itens que ele precisa.
Essa estratégia faz com que o consumidor associe a sua empresa como aquela que facilita a sua vida. Assim, é possível lucrar mais e fidelizar o cliente de forma orgânica.
Afinal, é fácil de ser calculado e uma das métricas mais importantes para o sucesso do seu negócio. Não deixe de calcular e buscar aumentar o ticket médio do seu negócio!
Precisa de ajuda para aumentar o ticket médio do seu negócio? Fale conosco! Vamos aumentar os resultados do seu negócio juntos!