O Marketing de atração, também conhecido como Inbound Marketing, é uma metodologia que surgiu em 2006, nos Estados Unidos, a partir de um estudo comportamental de pessoas na internet.
Ele é o inverso do marketing tradicional e como o nome já diz, tem o objetivo de atrair pessoas por meio de uma série de processos que seduzem e educam os internautas desde o primeiro momento em que interagem com o site da sua empresa até o fechamento das vendas.
Mas, como funciona esse processo de atração? Continue a leitura e confira detalhes de como o Inbound Marketing funciona.
Como funciona o Marketing de atração
A primeira fase do processo é de atração, a ideia é, logicamente, atrair o seu público para o site da sua empresa. Como fazer isso? Por meio de conteúdos relevantes, você pode usar o blog posts com conteúdos mais leves, claros e objetivos. Esse é o momento da jornada do cliente em que a pessoa descobre que tem um problema.
Na fase de conversão, o objetivo é captar o contato do visitante, até então anônimo, para ser convertido em lead. Para isso, você pode disponibilizar materiais educativos e despertar a curiosidade.
A terceira fase é a do fechamento, nesta etapa o visitante já virou lea e conhece o seu problema, foi educado sobre o assunto e agora vai comparar produtos para fechar a compra. Algumas estratégias de conteúdo podem te ajudar a ganhar de vez a compra, como usar gráficos comparativos, testes e consultas gratuitas.
Pensou que seria apenas fechar e pronto? Calma, que não o marketing de atração não acaba por aqui! Você precisa encantar o cliente para ele amar a sua marca e falar de forma espontânea sobre seus produtos ou serviços. Como encantar o cliente com Inbound Marketing? Use e-mails com dicas de como usar o produto adquirido, faça pesquisas breves de satisfação, mantenha a comunicação.
Contudo, é importante ressaltar que o lead não é obrigado a seguir o processo de forma linear, ainda não esteja pronto para comprar pode muito bem voltar à conversão para continuar a ser trabalhado até conseguir seguir adiante, no seu tempo.
Quais são seus principais benefícios?
O Inbound Marketing traz diversos benefícios para o crescimento do seu negócio, deixamos abaixo alguns deles:
Redução de custos
O marketing de atração é bem mais acessível, assertivo e prático do que as mídias de campanhas tradicionais. Por exemplo:
Isso porque, um texto de blog fica disponível em seu site por tempo indeterminado e pode ser mostrado para quem pesquisa a qualquer momento. Além disso, pode ser alterado quantas vezes for necessário. Tudo isso sem novos custos para a empresa.
Publicidade contextualizada
Logo, a sua empresa também tem a possibilidade de produzir conteúdo extremamente personalizado (conforme o estilo de vida e as preferências de seu público-alvo) e chegará diretamente a ele, com base no comportamento que apresentar na web.
Melhora do relacionamento com o consumidor
O marketing ‘sufocante’ e a pressão já não são mais mecanismos eficientes para as vendas hoje em dia. Quando você deixa que o consumidor venha até você, pode construir um relacionamento mais humanizado, onde os vendedores saem do papel ‘insistentes’ para se tornarem amigos e conselheiros.
Gostou de saber um pouco mais sobre o Inbound Marketing ou Marketing de atração? Está pronto para aplicar no seu negócio? Fale conosco, podemos te ajudar com isso!