O termo em inglês Top of Mind refere-se àquelas marcas que sempre são lembradas pelos consumidores. Para descobrir se determinada empresa se encaixa nessa categoria, basta perguntar a alguém qual a primeira marca que vem à cabeça quando se trata de tal área.
A partir da resposta fornecida, é possível ter um panorama da força que as marcas têm quando o assunto é ficar na memória dos clientes. Além disso, também fica mais fácil entender a qual setor seu negócio é mais associado. Por exemplo, quando se fala em refrigerante e chocolate em pó, você automaticamente associa a Coca-Cola e Nescau? Sinal de que essas marcas estão na ponta da língua do consumidor.
E aí, sentiu interesse no assunto e quer descobrir algumas estratégias que podem transformar sua empresa em uma Top of Mind também? Continue a leitura e saiba mais!
Estratégias para se transformar em uma empresa Top of Mind
Diariamente, temos acesso a um bilhão de informações, seja on-line ou off-line. Dentro desse contexto, se você ainda consegue se fixar na mente dos consumidores, mostra que sua atuação está sendo relevante. Confira abaixo algumas estratégias para transformar sua empresa em Top of Mind.
Empresas Top of Mind investem em branding
Trata-se de uma das estratégias de marketing de longo prazo utilizadas para garantir que sua marca tenha um alcance positivo junto ao seu público. Para isso, é necessário que a estratégia seja reforçada diariamente.
Uma das formas é tendo missão, valores e visão bem definidos para criar uma identidade mais forte. Desse modo, fica mais fácil se comunicar com o público e permitir que ele estabeleça uma ligação com a marca.
Empresas Top of Mind conhecem o seu público
As suas estratégias para tornar sua marca mais conhecida só terão efeito se forem alinhadas a um público-alvo que compactue com os mesmos valores. Por isso é necessário realizar pesquisas de mercado e de satisfação para entender seu público e criar personas. Feito isso, invista na execução das estratégias para aprofundar o conhecimento do público e contribuir para que ele se identifique com a marca.
Passe credibilidade
Se você não quiser ser lembrado pelos clientes de forma negativa, é fundamental que sua estratégia de branding e suas ações sejam alinhadas. Por exemplo, se você quer que as pessoas associem sua marca à origem sustentável da matéria-prima, não haverá credibilidade se você adotar atitudes que andem na contramão dessa ideia.
Esteja presente no cotidiano
Pode acontecer dos consumidores lembrarem de sua marca, mas ainda sim, não a consimirem. Então, além de investir em branding e na credibilidade, é preciso apostar em estratégias consistentes de divulgação. Afinal de contas, se você estiver no cotidiano do seu público-alvo, fica mais fácil se tornar referência.
Como você pode perceber, tornar-se uma marca Top of Mind não é um bicho de sete cabeças, mas pressupõe que alguns elementos estejam bem alinhados, como o branding, o público que se pretende conquistar, a credibilidade que se passa e a forma como propaga suas informações.
E aí, gostou deste post? Aproveite a visita ao blog para conferir mais sobre branding para se aprofundar no assunto!