Na missão de otimizar os seus resultados, é importante voltar a sua atenção para os tipos de retornos mais vantajosos. É por isso que você precisa colocar o tráfego qualificado no topo das suas prioridades.
Uma campanha de marketing pode atrair diferentes tipos de tráfego para as suas ofertas. Pode ser grande a tentação de achar que todo acesso é bem-vindo, mas as coisas não são bem assim. Para que seja possível otimizar os seus resultados e aumentar a sua taxa de sucesso, é preciso se concentrar em tráfego qualificado.
Isso significa concentrar as suas ações em quem tem mais chances de converter, evitando desperdiçar seus esforços em uma audiência sem identificação com seus objetivos. Trabalhar de forma mais inteligente é muito mais vantajoso do que simplesmente buscar o máximo de audiência possível.
Quer entender melhor sobre isso? Então confira o artigo a seguir para enxergar o valor do tráfego qualificado para a sua estratégia e como se concentrar nele.
O que é tráfego qualificado e por que ele é importante?
O termo tráfego qualificado é usado para se referir aos acessos vindos de pessoas que têm total identificação com o público-alvo da sua campanha de marketing. Na maioria dos casos, significa uma audiência que já tem em mente o tipo de produto ou serviço que está procurando ou já entendeu o valor da sua oferta para as necessidades dela.
Por exemplo, imagine uma empresa de softwares de gestão focados em varejo. Por mais que a campanha de comunicação dela seja capaz de alcançar todos os públicos, obter tráfego qualificado significa atrair pessoas que trabalham em empresas que estão precisando de uma solução como a desse software.
Tal intenção se revela por diversas formas, sendo a principal delas a busca em sites como o Google. Quem pesquisa por “softwares de gestão” provavelmente tem interesse nesse tipo de solução e está em busca de opções vantajosas nesse segmento.
Tendo essa definição em mente, fica nítido o quanto ele pode ser desejável para a sua estratégia. Ao concentrar as suas ações apenas em quem realmente tem o perfil certo para converter, você consegue economizar seus esforços e aumentar a sua proporção de sucesso. Afinal, não faz sentido perder tempo com quem não vai comprar de você.
Como conquistar tráfego qualificado na estratégia de marketing?
Querer alcançar mais tráfego qualificado é o primeiro passo para renovar a sua estratégia e passar a contar com resultados de maior qualidade. Ao entender bem os caminhos percorridos pelo seu público-alvo até chegar às suas ofertas, é possível direcionar todos os seus esforços a favor desse objetivo. E é nisso que vamos ajudar você a partir de agora.
Confira a seguir as principais maneiras de conquistar mais tráfego qualificado em sua estratégia de marketing.
Crie uma persona para seu negócio
Você provavelmente já tem um bom entendimento do seu público, mas costuma trabalhar com personas? Elas são versões semi fictícias da sua audiência, que representam um cliente em potencial. É preciso elaborar toda uma descrição para esse personagem, listando suas características, necessidades, cotidiano, preocupações, entre outros.
Por exemplo, em vez de direcionar a sua estratégia para pessoas do sexo masculino, com idades entre 25 e 34 anos, você passa a trabalhar em função do Márcio, que é gerente de TI em uma multinacional e tem dificuldades para administrar o tempo entre o trabalho e os estudos. Viu só como as necessidades ficam bem claras no segundo caso?
O valor de ter uma persona em vez de focar em um público-alvo mais genérico é que você se torna capaz de enxergar as necessidades e motivações dessas pessoas para desenvolver estratégias melhores. Já que o seu objetivo é atrair tráfego qualificado, torna-se mais fácil entender o que é decisivo para essa qualificação.
Melhore o SEO do seu site
Uma das principais fontes de tráfego qualificado são os sites de buscas como o Google. Quem busca diretamente por uma solução como a sua provavelmente já decidiu que precisa dela. No entanto, você somente terá bons resultados se a sua empresa aparecer como sugestão para essas buscas.
Esse é o papel de uma boa estratégia de SEO. É algo que envolve configurar as suas páginas para que sejam encontradas pelo algoritmo do Google para termos relacionados a elas. Também requer um trabalho voltado a criar conteúdo para atender especificamente a essas palavras.
Por fim, não tente enganar o Google com técnicas que prometem crescimento instantâneo e sem esforço. Essa postura é condenada pelo buscador, podendo prejudicar a sua visibilidade de maneira permanente.
Trabalhe com mídia paga
Você também pode potencializar o seu tráfego qualificado ao desenvolver uma campanha de mídia focada nesse público específico. Existem diversas plataformas digitais focadas em veicular anúncios inteligentes, como é o caso do Google Ads e o Facebook Ads.
Para que esses recursos funcionem a favor do seu objetivo de atrair tráfego qualificado, é importante criar uma publicidade pensada para atender a quem você considera o cliente ideal, as personas que você desenvolveu alguns passos atrás.
Em seguida, utilize as possibilidades de segmentação dessas plataformas para alcançar especificamente quem é considerado qualificado para o seu produto. Depois de ativar sua campanha, fique de olho em seus resultados para ter certeza de que acertou nas decisões.
Tenha uma proposta de valor clara
Captar tráfego qualificado significa atender pessoas mais exigentes, que provavelmente já sabem o que querem e estão decidindo pela melhor solução. Se o seu objetivo é que o seu produto ou serviço seja escolhido, é preciso contar com uma estratégia mais sofisticada.
O passo fundamental para isso é ter uma proposta de valor mais clara para o que você está oferecendo. Abra mão daquele discurso publicitário vazio e mostra, sem rodeios, quais os motivos para optarem pelo seu produto.
Nesse momento, é essencial que você leve em conta o quanto você sabe a respeito das motivações das suas personas. É nesses pontos em que a sua comunicação deve se concentrar, já que será algo decisivo para convencê-las.
Considerando a importância do tráfego qualificado para os objetivos de qualquer estratégia de marketing, fica nítido o quanto esse trabalho deve ser prioritário. Busque um entendimento mais aprofundado sobre o seu público ideal e direcione as suas iniciativas de captação para alcançar essas pessoas a partir das dicas deste artigo.
O que acha de obter ajuda para potencializar seus resultados? Entre em contato conosco pelo site.