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Marketing Médico: Como atrair e conquistar seus clientes

O marketing médico é o conjunto de práticas com o objetivo de melhor promover a o exercício da medicina, através dos mais variados meios de comunicação, e principalmente o meio digital.

Atualmente, o consumidor do setor de saúde está mais exigente . Afinal, o acesso à internet e a busca por informação trouxe conhecimento aos pacientes, que são cada vez mais criteriosos.

Logo, pensando na situação atual do setor de saúde, a diferenciação da concorrência torna-se essencial para atrair e fidelizar pacientes. Para te ajudar com isso trouxemos algumas estratégias de marketing médico que você não pode deixar de usar. 

O que é marketing para médicos?

O marketing para médicos têm relação com toda atividade que a clínica ou profissional de saúde realiza para criar, comunicar e gerar valor para o seu público. Tendo como objetivo destacar o diferencial do profissional e oferecer a melhor experiência possível para as pessoas que frequentam seu consultório.

Dessa forma,  é preciso alinhar a expectativa do paciente sobre a consulta com a experiência que ele realmente obterá.

Como funciona o marketing para médicos?

O segmento  demanda cuidados e particularidades que outros setores não apresentam. No marketing médico, não se aborda o público de maneira direta com propagandas incentivando o uso de medicamentos, procedimentos e intervenções.

Por isso, a dica é investir em estratégias de Marketing de Conteúdo na intenção de oferecer informações de valor para a audiência que, a depender das necessidades, busca uma consulta de forma espontânea para obter um diagnóstico. 

Como o marketing médico pode te ajudar?

O marketing como um todo, tem o objetivo de atrair e fidelizar cliente, com o cenário médico não é diferente. Mas claro, além desse ponto, que é básico para qualquer estratégia de marketing, a estratégia nesse cenário tem uma série de mudanças possíveis, como:

Aumento de reconhecimento

No marketing, o reconhecimento de marca se fere-se ao quão familiarizado seu público está com sua marca. Com as estratégias de marketing você conseguirá fazer com que seus potenciais consumidores do seu serviço tenham uma visão clara e positiva, ora você como profissional, ora sua clínica.

Por isso, as técnicas de Branding, Inbound Marketing e conscientização do público são tão relevantes para os médicos que desejam fazer parte desse cenário. Isso, porque elas poderão potencializar sua presença digital.

Reduz o custo para a aquisição de novos pacientes/cliente

Uma das principais qualidades do marketing digital, quando comparado aos meios tradicionais, é de fato a questão financeiro. Você tem a possibilidade de alcançar um número muito maior de pessoas que em relação à publicidade física.

Isso acontece, porque uma equipe especializada em marketing digital consegue otimizar bastante seus gastos e entregar os dados qualitativos que economizará no caminho para o sucesso da estratégia.

Estreita a relação com seu público

O Inbound Marketing, isso é, o conjunto de ações estratégicas realizadas para atrair sua persona, por meio de conteúdos que sejam relevantes para elas. Assim, uma comunicação muito mais próxima é estabelecida.

É importante ainda, ressaltar que essa estratégia não se direciona aos novos clientes. O Inbound Marketing tem um enorme potencial de fidelizar seus cliente na etapa de pós-atendimento, momento esse, tão importante quanto o próprio atendimento.

Como fazer marketing médico?

Antes de qualquer coisa, é importante que o profissional da área da saúde tenha em mente as normas e limites que o Conselho Federal Medicina (CFM) estabelece, como na Resolução Nº 2.126/2015 e Resolução Nº 1.974/2011. O CFM determina as possibilidade de divulgação médica, por isso, conheça essas regras e exigências.

Assim como qualquer estratégia de marketing é preciso seguir alguns passos fundamentais para o sucesso, na área de marketing médico não é diferente.

Defina sua persona

Entenda as características das pessoas que você deseja alcançar. Definindo o público -alvo que busca para o seu consultório, conseguirá realizar a estratégia de marketing de forma mais assertiva. Para fazer isso, conhecer o conceito de persona e saber defini-las é fundamental.

Persona nada mais é que as características do perfil ideal de seu cliente ou paciente. O objetivo principal é entender com quem irá se comunicar, alcançando assim, uma relação mais próxima e uma comunicação melhor direcionada.

Utilizando a persona é possível entender quais canais o público consome conteúdos, como é apropriado se comunicar, quais são as principais dificuldades relacionadas à saúde que essa pessoa enfrenta, que desejos ela tem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Com essas informações fica bem mais fácil elaborar uma boa estratégia de marketing para aumentar o número de pacientes do seu consultório.

Tenha uma identidade visual

O visual é uma ferramenta poderosa de venda e deve ser aplicado no marketing médico. Ao criar uma identidade visual, você consegue transmitir o compromisso com a saúde de seus pacientes. 

Dessa forma, quando o cliente tem o primeiro contato com seu trabalho, já o verá de forma distinta dos demais. Justamente por não ser tão comum de se encontrar no meio médico, com exceção daqueles já inseridos nesse cenário, o resultado dessa ferramenta pode ser muito positivo.

Deseja transpassar o melhor do seu negócio por meio da identidade e comunicação visual? Podemos te ajudar! Fale com o nosso time para saber mais. 

Site pronto para o paciente

Uma boa forma de disponibilizar seus serviços, é por meio de um site com informações suficientes na intenção de que, quando uma pessoa busca por médico em seu município, possa encontrar você. 

Um grave erro em sites é fazê-lo de forma muito institucional e pouco intuitiva. O principal objetivo ao criar um site em uma estratégia de marketing é fazê-lo o mais claro e próximo possível da persona.

Portanto, lembre-se de sempre buscar uma proximidade com a comunicação do seu público. É também, importante desenvolver um site responsivo e com qualidade visual. Além disso, uma outra boa forma é posicionar o seu consultório no Google Meu Negócio. 

Atendimento de qualidade

O atendimento de qualidade sempre será uma das principais formas de marketing para médicos. Quando se oferece um suporte de qualidade, provavelmente o paciente vai indicar a sua clínica.

Portanto, ouça os pacientes com atenção, demonstre preocupação, humanize o atendimento e garanta que todos fiquem encantados após uma consulta.

Conteúdos relevantes para o marketing médico

A partir de conteúdos relevantes você consegue educar sua audiência e aumentar a autoridade no segmento médico, e consequentemente, conquista uma lucratividade ainda maior na clínica. 

Para isso, você pode usar as redes sociais e abrir caixinhas de perguntas para responder dúvidas, investir em um blog com informações de qualidade, gravar vídeos para se aproximar das pessoas e dar dicas práticas para o cotidiano.

O que NÃO fazer na sua estratégia de marketing médico

O marketing médico é regulado pelo Conselho Federal de Medicina, e não pode ser feito como nas demais indústrias. Sendo assim, é fundamental saber fazer um marketing médico de forma ética.

Anunciar uma especialidade que você não possui

Além de antiético, o Conselho Regional de Medicina proíbe com rigidez, o anúncio de uma especialidade que você não possui para tratar dos pacientes.

A depender do caso, o médico que assim fizer, pode não apenas como ter seu registro profissional suspenso, mas ter a cassação de seu registro, por exercício ilegal da medicina, prática essa tipificada como crime no art. 282 do Código Penal.

Ter seu nome envolvido em propaganda enganosa

O conceito de propaganda enganosa é muito amplo, por isso é importante tomar cuidado com as marcas e produtos que pretende associar o seu nome e a imagem do seu consultório.

Anunciar aparelhagem como forma de mostrar capacidade superior

Tome cuidado com a forma com que você anuncia a capacidade da sua equipe ou clínica. Mesmo que você tenha equipamentos melhores do que a concorrência, o  Conselho Federal de Medicina(CFM) não permite esse tipo de divulgação.  

Você pode falar da importância desses equipamentos em diagnósticos e tratamentos e a agilidade em entregar os potenciais resultados por meio de conteúdo relevante, mas nunca realizar comparativos ou tom de superioridade. 

Exibir fotos de pacientes

Exibir fotos de pacientes também é uma prática que vai contra o regulamento do marketing médico, mesmo que tenha a permissão dos pacientes isso ainda é proibido.

Assim como consta na resolução 1974/2011 do CFM, é vedado ao médico expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa dele, ressalvadas as exposições autorizadas para trabalhos científicos.

Divulgar publicamente informações que alertem a sociedade

Um médico não pode divulgar informações que causem grande alarme à sociedade. Por isso, mesmo que as informações sejam comprovadas cientificamente, o correto seria protocolar em caráter de urgência o motivo da preocupação junto às autoridades competentes.

Consultar, diagnosticar ou prescrever à distância

Você não deve usar nenhum canal digital para exercer a prática médica. Apesar de servirem como canais de comunicação com pacientes, você não pode realizar diagnósticos ou consultas usando o Instagram, por exemplo.

Quer dar uma olhada no material completo de restrições para médicos? Você pode conferir o manual de boas práticas do CRESMEP clicando aqui.

 

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