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Presença Digital: Como levar o seu negócio para o digital e fechar vendas

Hoje em dia, a presença digital é essencial para que as empresas  garantam novos clientes, e consequentemente fechem mais vendas. Até mesmo formatos tradicionais de negócios como a educação e saúde estão ganhando cada vez mais espaço no mundo online. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você começar a presença digital do seu negócio. Mas, antes disso, precisamos te atualizar um pouco sobre as mudanças do mundo digital e ferramentas que podem facilitar esse processo. 

A revolução digital

O uso da internet mudou, e a sociedade vive uma grande revolução digital. De acordo com pesquisa feita em parceria pela Hubspot e We Are Social, atualmente, mais de 139 milhões de pessoas têm contato com a internet no Brasil. Representando uma penetração de 66% em um país formado por mais de 210 milhões de pessoas.

Do total de pessoas que acessam a internet no Brasil, 85% fazem isso todos os dias. Ou seja, muitas oportunidades de venda e conexão com o consumidor são geradas diariamente, e a sua presença e posicionamento digital podem ser fatores decisivos na hora da compra.

Os dados mostram o poder que o digital tem para comunicação direta e interativa com os consumidores, facilitando a fidelização e conexão com os clientes. Mas, para isso é preciso saber criar uma presença digital pronta para vender. 

Afinal, o que é presença digital?

Primeiramente, presença digital de uma marca é o espaço que ela ocupa no ambiente online, além da forma que ela se posiciona e se comunica no digital, como redes sociais, sites e blogs.

Esse posicionamento inclui conteúdos produzidos e compartilhados pelo negócio, assim como as interações e o relacionamento estabelecido com os consumidores nos canais online. 

Dessa forma, a presença digital está diretamente ligada à imagem e a visibilidade de um negócio no mercado.

Por que estar no digital é tão importante para as empresas?

A Internet se tornou a principal fonte de busca de potenciais clientes quando desejam encontrar serviços ou produtos.

Em abril deste ano, o relatório Webshoppers 43, realizado pela consultoria E-bit/Nielsen em parceria com o banco Bexs, demonstrou que o comércio online teve um crescimento de 41% em 2020 e que cerca de 55% das compras foram realizadas via smartphone.

Em meio a este cenário, o marketing digital vem se fortalecendo como ferramenta de visibilidade para marcas, por isso, a presença digital é essencial. 

Recursos como blog, branded content, anúncios e redes sociais impulsionam a presença digital das empresas e, consequentemente, fazem com que elas se tornem mais presentes na mente dos consumidores.

Além disso, existem algumas ferramentas que ajudam na criação de uma presença online forte, separamos as principais logo abaixo. 

Ferramentas para a presença digital

A princípio, as ferramentas digitais são grandes aliadas para a construção de uma presença online que gera vendas. Uma dica importante é conhecer as plataformas certas para se comunicar de maneira efetiva com o seu público.

Entre as principais maneiras de ser relevante na internet, está site informativo da sua empresa, blog corporativo, cadastro no Google Meu Negócio, presença nas principais redes sociais, campanhas digitais e e-mail Marketing. Calma! Vamos te explicar cada uma delas, basta seguir com a leitura.

Site da empresa

Um dos primeiros passos para começar a marcar presença online é desenvolver um site sobre a sua empresa, destacando os principais serviços ou produtos e contando um pouco sobre o que é feito no seu estabelecimento.

O site deve ser de fácil navegação, otimizado para SEO, com imagens ilustrativas, que gere valor para todos que o acessarem.

Você precisa saber fazer um site? Não! Caso tenha interesse em criar um site ou aumentar a performance do seu site, podemos te ajudar! Fale com o nosso time agora mesmo.

Blog corporativo

Uma das principais ferramentas para estabelecer uma relação com os seus clientes e potenciais clientes é a utilização de um blog corporativo. Nele, você pode criar conteúdos para todas as etapas da jornada de compra.

É importante que o blog seja otimizado para SEO, ou seja, seja feito para ser relevante e aparecer nos buscadores, como Google e Bing. Isso ajuda a tornar a sua marca mais conhecida e referência no seu mercado.

Google Meu Negócio

A presença no Google Meu Negócio é essencial para que o seu endereço seja encontrado na pesquisa do consumidor.

Por isso, é importante criar o seu cadastro e mantê-lo sempre atualizado, com o endereço correto, fotos, horário de funcionamento e qualquer informação adicional que seja relevante.

Redes sociais

Plataformas como Facebook e YouTube ficam atrás apenas do Google na quantidade de acessos mensais no país, por isso, é essencial estar presente nesses meios para interagir com seus clientes.

É fundamental conhecer bem cada uma dessas redes e entender que tipo de conteúdo deve ser postado, para que a comunicação seja feita de forma correta, no contexto certo para o seu cliente e para potenciais novos usuários.

 

Campanhas digitais

Uma das principais vantagens desse meio é poder segmentar muito especificamente o tipo de público que você quer atingir.

A publicidade digital permite às empresas direcionar a comunicação para as pessoas certas e mensurar exatamente qual retorno foi obtido em cada campanha. Isso torna muito mais otimizado e preciso os investimentos feitos, potencializando a economia na hora de anunciar.

 

E-mail marketing

Assim, é possível fazer campanhas oferecendo materiais ricos como e-books ou infográficos em troca do e-mail do usuário. A partir dessa autorização concedida, é possível iniciar uma comunicação para nutrir o seu lead ou potencial cliente.

 

Como usar  as ferramentas de presença digital?

É importante entender bem o seu mercado e testar as ferramentas para analisar quais trazem mais resultados.

Uma das principais vantagens da publicidade online é a possibilidade de mensuração mais precisa de quanto retorno é obtido e também quantas pessoas são impactadas por cada ação.

Então, analise o seu mercado e veja quais mídias fazem sentido para o seu plano de marketing. É importante ter em mente que há muitos formatos disponíveis, mas não é necessário estar presente em todos, apenas para os relevantes para o seu público.

 

Gostou de saber como a presença online é essencial para o seu negócio  e quanto ela é importante para aumentar suas vendas? Não deixe de conferir outros conteúdos sobre negócios e marketing em nosso blog.

 

 

REFERÊNCIAS

Por que a presença digital é importante para as empresas? | Sebrae Acelera Negócios | G1 

Presença digital: saiba como fechar cada vez mais negócios 

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