Investir em Produção de Conteúdo é uma ótima estratégia para empresas que buscam melhorar seus resultados.
É uma estratégia bastante acessível e traz ótimos retornos para quem investe corretamente, aproximando mais clientes, gerando mais compras, além de melhorar a autoridade da empresa.
Os conteúdos podem ser produzidos em diversos suportes e plataformas. O mais comum é que a empresa tenha um blog onde ela divulga regularmente textos, fotos, vídeos, webinars, e-books, materiais ricos e outros tipos de conteúdo com a finalidade de informar, conquistar a credibilidade dos clientes.
Porém, durante o planejamento, pode surgir a seguinte dúvida: qual a melhor opção para a a estratégia de marketing de conteúdo? Internamente, com a equipe da empresa ou externamente, de maneira totalmente terceirizada. Quem sabe, até mesmo mesclar os dois modelos.
Para decidir essa questão, que não tem uma resposta exata. É preciso tratar diversos fatores, como custos, eficiência, particularidades de cada negócio, agilidade, resultados e exigências de diferentes mercados.
Vantagens da produção interna
Ninguém conhece melhor a sua empresa do que os próprios funcionários. Eles conseguem falar com propriedade sobre os temas mais complexos do trabalho e, têm acesso direto aos seus clientes.
O time interno acaba sendo uma ótima opção para a produção de conteúdo para o fundo de funil. Pois, geralmente esse tipo de conteúdo fala com mais detalhes sobre o seu mercado.
Nessa etapa da produção, é interessante falar sobre os casos de sucesso da empresa. São os famosos ‘depoimentos’, seus clientes mais satisfeitos vão ficar felizes em dividir a experiência deles com você.
Transparência também é muito importante. Você não precisa encarar outras empresas do seu ramo apenas como concorrentes: divida sua história e expertise com o mercado.
Seja sincero, não tenha medo de falar sobre seus erros e não tenha vergonha de exaltar seus acertos. Você pode inspirar empreendedores como você.
Uma história tão específica, pode melhor escrita por alguém que vivencia o negócio diariamente.
Vantagens da produção externa
Se a sua empresa deseja terceirizar o serviço de produção de conteúdo para o marketing e para as redes sociais, esta pode ser uma boa escolha levando em consideração o orçamento.
O custo do pagamento mensal é o único gasto que a sua empresa terá com o conteúdo. Você não vai precisar contratar profissionais específicos ou adquirir qualquer outro equipamento adicional, pois a agência terceirizada já possui toda a estrutura produtiva de conteúdo.
Quem escolhe realizar a produção externa de conteúdo paga bem menos e ainda assim tem acesso a redatores, revisores e analistas de marketing experientes, que sabem como encontrar as soluções adequadas para o seu negócio.
Outro fator positivo de contar com uma equipe terceirizada, é saber que a sua empresa estará confiando em profissionais livres de alguns vícios de comunicação ou de práticas corporativas negativas que muitas vezes se instalam automaticamente dentro das organizações.
Normalmente, por estarem localizados em outro lugar e por não fazerem parte da mesma organização, é normal que a empresa terceirizada não consiga controlar 100% a produção do conteúdo. Mas, isso não é um problema, e sim uma característica do serviço.
E mesmo assim, os produtores terceirizados de conteúdo têm consciência do que devem fazer para atender às necessidades do cliente, pois seguem as diretrizes passadas. É possível monitorar todas as fases de produção, da sugestão de pautas à edição final, de maneira remota, além de alinhar diretamente com a agência de conteúdo sobre seus interesses, demandas, restrições e expectativas.
O melhor dos dois mundos: Produção de conteúdo com equipe mista
Produzir conteúdos de maneira mista, sendo parte interno e parte terceirizada, pode ser uma boa opção para unir o melhor dos dois mundos e aplicar uma estratégia de conteúdo ainda mais completa.
Isso pode permitir, que o gestor responsável pelo marketing da empresa trabalhe diretamente aspectos estratégicos com sua equipe interna. Enquanto as análises SEO e a produção textual são realizadas externamente, de maneira ágil e econômica.
A empresa pode contratar profissionais para realizar parte da elaboração, edição e publicação de conteúdo. Como resultado, encontram bons resultados ao mesclar a fonte de produção de seus artigos e redes sociais.
Porém, as despesas com a contratação de pessoal e a aquisição de infraestrutura em produção de conteúdo são bem mais altas do que terceirizar uma equipe completa e estruturada. Por isso, estes valores precisam ser colocados na ponta do lápis, para que a empresa não tenha prejuízos com o alto custo de suas operações.
A porcentagem de trabalho realizado pela equipe interna e pela equipe terceirizada deve ser dosada de acordo com as necessidades e o momento de cada organização. A gestão estratégica precisa estar atenta a isto sempre.
Por isso, é tão importante não apenas compreender, mas buscar dominar as técnicas de Inbound Marketing. Afinal, o principal objetivo dessa estratégia é justamente levar o pública a conhecer e reconhecer a sua marca.
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