Visite nossas redes sociais

Transformação Digital: Como estruturar o marketing na era digital

A transformação digital é uma estratégia que surgiu devido à aceleração da era digital.

Atualmente, as empresas sentiram a necessidade de se adaptar ao digital e atender as exigências dos consumidores.

O consumidor mudou. Ele está mais exigente, imediatista e tecnológico. Hoje, é preciso trabalhar a experiência do cliente pensando em suas necessidades e desejos.

É necessária, mas nada fácil. A transformação digital afeta toda a empresa, integra cada área e muda totalmente as operações e a visão de valores aos clientes.

Para muitas empresas, a capacidade de implementar a transformação digital é uma questão de sobrevivência.

 

O que é transformação digital?

Fazer uma transformação digital significa reestruturar os processos do seu negócio, absorvendo uma cultura digital. Para realizá-la, é necessário fazer mudanças estruturais na empresa, colocando a tecnologia como elemento central.

Portanto, ela muda radicalmente as organizações e garante seu lugar no futuro.

O conceito de transformação digital é muito mais amplo do que ter uma conta no Instagram ou em qualquer outra rede. 

Trata-se de uma mudança radical na estrutura das organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central.

Por isso, leva tempo e consome recursos, mas pode ser implementado por empresas de pequeno, médio e grande porte, pois a transformação digital não se resume a quem tem mais dinheiro. 

É muito mais um desafio de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia.

 

A transformação digital e o marketing

Antes da transformação digital, o marketing tinha a função de criar comunicações e campanhas que promoviam produtos e serviços. 

Após a transformação, com a popularização da internet e mudança do comportamento dos consumidores essa realidade mudou completamente.

Atualmente, o marketing digital pode erguer e manter negócios. Muitas organizações contam com a estratégia para conquistar potenciais clientes.

Porém, transformar o marketing tradicional para o digital requer muitas mudanças.

A transformação digital se expande muito além do marketing, exigindo que as empresas pensem em um contexto para trabalhar a conquista e fidelidade dos clientes.

 

Principais desafios do marketing na transformação digital

Ter uma equipe disposta a encarar mudanças

Uma equipe animada e disposta a encarar mudanças é muito importante nesse momento. Treine seu time e contrate pessoas que gostam de estudar e têm vontade de inovar.

 

Encarar as novas responsabilidades da transformação digital

É importante pensar na experiência do cliente digital, nas vendas, no pós-venda e no processo de fidelização.

O grande desafio é gerenciar isso de forma com que toda a empresa entenda e respeite tenha uma nova jornada do cliente.

 

Lidar com a criação de data silos

Estar em todos os canais é importante, mas isso tem como consequência a criação de data silos.

Data silos, são dados soltos que impedem a exatidão. Ocorrem sempre que um sistema de dados é incompatível ou não está integrado com outros sistemas.

Para evitar isso, é preciso unir e conectar todos os pontos para trabalhar a experiência do cliente de forma otimizada.

 

Transformar a cultura da empresa

Centrar nas pessoas é a melhor opção para os projetos de transformação digital, porque são elas que vão colocá-los em prática.

Busque a colaboração dos profissionais e compartilhamento de conhecimento, o trabalho em equipe é essencial.

 

Centrar a estratégia no cliente 

Estratégias como Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing fazem com que o pensamento centrado no cliente seja aplicado diariamente.

Para alcançar o crescimento das vendas, da rentabilidade ou do sucesso do seu produto no espaço digital é preciso que todos os funcionários entendam a nova função do marketing.

O time precisa entender que o comportamento dos clientes mudou e por isso é preciso adotar uma estratégia que seja digital, social e com conteúdo relevante.

 

Estar sempre online

Os clientes precisam conseguir encontrar o seu negócio a qualquer momento que pesquisarem.

O interesse inicial e suas dúvidas também devem ser respondidas no fim de semana e depois do horário comercial.

 

Quais as tendências de transformação digital no marketing?

Existem diversas formas diferentes de investir na transformação digital, separamos as principais estratégias que as empresas estão investindo.

 

Big Data

A mensuração de dados é muito importante para analisar os comportamentos dos consumidores em seus canais digitais, além de monetizar os dados.

Isso, porque os dados ajudam na tomada de decisão, gerando uma rápida identificação das preferências dos clientes e ajuda na resolução de possíveis problemas. Porém, isso só acontece com uma boa análise de dados.

 

Automação de Marketing

Otimiza os processos do dia a dia na análise de dados, personalização dos atendimento e serviços.

Além disso, automação também ajuda na experiência do usuário, reunindo dados do cliente e proporcionando um contato individualizado entre ele e a marca de acordo com a etapa da jornada de compra que ele se encontra.

 

Business Intelligence

O business intelligence te ajuda a analisar o que está funcionando ou não e contribui na tomada de decisões do seu negócio.

Uma vez que, os softwares de BI podem ser utilizados para acompanhar seus clientes em tempo real no funil de vendas. Além disso, esses softwares permitem identificar padrões de comportamento e quais são os seus clientes mais rentáveis.

Ou seja, quando se está alinhado com o Big data, fica fácil mensurar os resultados e coletar dados de desempenho do seu negócio.

 

Inteligência artificial

Muitas empresas já estão multiplicando suas ações com a Inteligência artificial.

Por exemplo, os assistentes virtuais, como o Google Assistent, Cortana, Alexa e Siri, vieram para mudar a forma que lidamos com a internet e para trazer novas oportunidades para o marketing.

Eles não requerem análise humana, podem fazer conclusões com base em informações coletadas e oferecem para as marcas outro ponto de entrada para a vida dos consumidores.

Em suma, a transformação digital é diferente e dinâmica. As empresas devem se adaptar constantemente e rapidamente às necessidades dos clientes.

Então, fique de olho na abordagem que pode ser aplicada em sua empresa para manter sua competitividade no mercado.

 

Deseja começar a transformação digital da sua empresa de forma estruturada e estratégica? Podemos te ajudar com isso. Fale com o nosso time para saber mais! 

 

 

INSCREVA-SE
NA NEWSLETTER

Receba todas as novidades

Traço Negócios

Siga-nos no Instagram

Fale Conosco!

    Traço Negócios

    Avenida T-3 N.º 2115 – St.Bueno,
    Goiânia – GO, 74210-245.

    © Copyright 2023 | Traço Negócios – Todos os direitos reservados. CNPJ: 44.016.639/0001-30 Razão social: Traço Negócios