O marketing digital para pequenas empresas é um meio poderoso quando se trata de potencializar vendas e amplificar sua marca ou seu negócio. Quem ainda não utiliza desse artifício para desenvolver sua identidade e público dentro do mundo digital, está ficando para trás e, consequentemente, perdendo clientes e dinheiro!
No período pós-pandemia, as vendas no mundo digital aumentaram de uma forma imensurável. E, quem não estava presente nesse espaço virtual, deixou de faturar muito, perdendo espaço no mercado para negócios que estavam preparados para essa transformação.
O Marketing Digital conseguiu, nos últimos tempos, transformar pequenas empresas locais em negócios de grande escala e relevância. Empresas essas que viram na transformação digital uma oportunidade para ascender sua empresa.
Se você ainda não começou esse processo, essa é a sua hora!
Por que utilizar o marketing digital para pequenas empresas?
Além do fluxo de pessoas impactadas na internet ser maior que nas lojas presenciais, a internet tem fatores que fazem, de certa forma, ela ser um investimento de maior rentabilidade e menor investimento comparado ao mundo físico.
Com o investimento certo no mundo digital, em alguns nichos, conseguimos sair do escopo local e começar a atingir escala nacional e atender todo o país. Dessa maneira, conseguimos aumentar o faturamento da empresa e atingir um número maior de pessoas.
Ou seja, conseguimos:
- Mostrar sua marca para mais pessoas;
- Adquirir clientes em diversos lugares do país;
- Aumentar a consciência de marca;
- Gerar relacionamento com novos e antigos clientes;
- Ser considerado como uma solução por mais pessoas.
Comunicação assertiva e público ideal
Um dos pontos da comunicação digital é que, somos capazes de segmentar o público. Como assim? Segmentar o público? Vamos te explicar:
O outdoor por exemplo, você impacta a todos que passam por lá e veem o seu anúncio.
No entanto, não é possível fazer um outdoor ser visualizado apenas pelo público ideal da sua empresa. E, também, não conseguimos mensurar quantas pessoas, de fato, o viram e fizeram uma tentativa de contato.
Já no marketing digital, temos assertividade em atingir um público que realmente está interessado no seu produto ou que já pesquisou sobre o seu produto, sendo assim, fica mais fácil transformar esse potencial cliente em um comprador e tentar fidelizar ele à sua marca.
Ferramentas para marketing digital: o céu é o limite!
Outro grande benefício do marketing digital é a quantidade de ferramentas que aprimoram a coleta e o processamento de dados de antigos e novos clientes, além de permitirem alcançar o público ideal em diversas plataformas e lugares da internet.
Saindo, assim, da dependência de usar somente uma ferramenta para captação de clientes, atingindo uma liberdade digital ilimitada!
Além disso, temos ferramentas como a automação de marketing, utilizada para comunicações automáticas e segmentadas.
E, até mesmo, as plataformas de anúncios pagos, que são fontes de informações valiosas sobre o seu público e o que mais funciona para sua estratégia de marketing.
Quais oportunidades o marketing digital para pequenas empresas pode gerar para o meu negócio?
Ser visto por mais possíveis compradores, é uma das grandes potencialidades do marketing digital.
Pensando além disso, a transformação digital consegue aumentar o impacto do seu negócio nas pessoas, uma oportunidade gigantesca para você transformar sua marca/negócio mais reconhecida no seu nicho de mercado.
Não investir no mundo digital limita o seu crescimento.
Afinal, o espaço digital abre uma gama de possibilidades, e uma delas é atingir o máximo de pessoas, incluindo atrair novos clientes e, consequentemente, vender mais, impactando positivamente o faturamento da empresa.
Criação de branding e consciência de marca, o que é? E por que usar na minha empresa?
Branding é, basicamente, uma estratégia utilizada para gerar uma impressão sobre a sua marca. Ou seja, o que as outras pessoas acham ou pensam sobre ela, ou de outra forma: branding é a imagem que você constrói da sua marca no inconsciente do seu público, e essa construção é essencial para o sucesso do seu negócio!
E isso tem um nome, utilizamos o termo “top of mind”.
Uma marca “top of mind” é aquela que vem em primeiro lugar na cabeça do consumidor quando ele pensa em algum nicho de mercado ou produto específico.
O branding constrói a identidade da sua marca no inconsciente do público, gerando, então, uma enorme vantagem competitiva, porque quando o público pensar sobre o produto que você vende ou sobre o seu ramo de atuação, o subconsciente dele sempre lembrará de você.
Alguns fatores que levam ao reconhecimento de marca são:
- uma paleta de cores que define o perfil do seu negócio;
- elementos visuais que remetem ao seu escopo de atuação;
- um nome fácil de ser lembrado;
- ter sido útil na jornada de compra do cliente, por meio de conteúdos educativos.
Esses são apenas alguns dos poucos meios que o branding pode utilizar na sua empresa, para construir um reconhecimento mais estratégico do seu trabalho.
Quanto custa investir em marketing digital para pequenas empresas?
Muitos pequenos empreendedores ainda não investem no mundo digital, pois acreditam que ele é caro, mas essa não é bem a verdade.
O custo de investir em marketing digital é influenciado por diversos fatores, entre eles são:
- Velocidade que você quer atingir o resultado;
- Objetivo que deseja alcançar;
- Escala da estratégia;
- Plataformas que você utilizará.
Mas, uma coisa é certa: o custo benefício do marketing no digital é de forma gigantesca, mais compensativa que o marketing offline quando tratamos de pequenas empresas.
Isso porque, ela oferece menos tempo para captação de novos clientes, construção de um público e comunicação da sua oferta.
Investir em panfletagem, outdoor, mídias indoor e outros métodos de publicidade tradicionais, além de ser mais caro, é menos eficiente e impacta menos pessoas.
Além do custo-benefício do marketing digital, ao optar por essa estratégia conseguimos ter em mãos dados precisos que podem ser utilizados para traçar novas estratégias de expansão.
E, ainda, entender quais são as estratégias que o seu público responde melhor, portanto, traz maior retorno em oportunidade e vendas e otimiza seus investimentos.
Como posso começar a aplicar o Marketing Digital na minha empresa?
O marketing digital é uma estratégia muito relevante para pequenas empresas, porque se for bem feito, gera resultados extraordinários, levando sua empresa para o sucesso.
Pequenos empreendedores acreditam que apenas grandes empresas têm condições de investir em marketing digital.
Porém, a realidade é bem distinta disso! As grandes empresas só atingiram essa escala devido ao seu investimento em marketing e branding deste quando foram fundadas. Um exemplo é a grande Apple, que desde os seus primórdios investem em branding e marketing, gerando desejo de compra e criando uma comunidade obcecada por seus produtos.
O investimento em marketing digital pode ir crescendo progressivamente, começando com um valor menor e aumentando conforme o marketing passa a levar os resultados para o seu negócio.
Agora, já sabemos que o marketing digital é eficiente, que ele é uma forma incrível de se ter bons resultados. Mas, como podemos introduzir o marketing digital na nossa pequena empresa?
O tesouro pouco explorado: ter o próprio site
Um meio de se posicionar no digital que muitos pequenos empreendedores esquecem quando iniciam no mundo digital é o site.
O site é um recurso poderoso, que atinge a internet por completo, enquanto as redes sociais (as quais são os meios mais populares de comunicação) têm uma área de atuação mais limitada comparada ao site, já que as políticas de privacidade e conteúdo das redes sociais mudam ou limitam algumas ações conforme o que a empresa administradora deseja e os usuários não têm controle sobre isso.
Quando uma pessoa deseja comprar alguma coisa, ele pesquisa diretamente no Google, onde ele terá resultados mais precisos da pesquisa relacionado com o produto certo que ele quer comprar.
Também, algumas pessoas utilizam os sites como forma de confirmar que a empresa existe e é confiável.
Portanto, um site bem projetado e atualizado, frequentemente, dá a sensação de confiança e credibilidade ao usuário que está acessando, algumas informações importantes que transmitem segurança para o público:
- Avaliação de clientes;
- Fotos da empresa;
- Local da sede;
- Premiações;
- Fotos da equipe;
- Experiência de navegação boa.
O site também se torna muito relevante por ser um recurso seu, que ninguém poderá tirar da sua empresa. Imagine, que um dia, todas as redes sociais conhecidas por nós, parem de funcionar, onde o seu cliente te acharia? Como você poderia continuar trabalhando com o digital?
O site é a resposta!
Estar nas redes sociais, é ser visto!
Atualmente, não estar com perfis ativos nas principais redes pode ser interpretado como se o seu negócio não existisse. O seu perfil, é a porta de entrada para o seu público virar cliente e ficar mais envolvido com o seu produto/conteúdo.
Criar um perfil ativo nas redes sociais e os meios de comunicação mais populares entre seu público é o primeiro passo no caminho da transformação digital.
E também, um perfil profissional para a sua empresa te dá acesso a diversas ferramentas de marketing que você pode usar para atrair mais clientes.
Inbound Marketing, o que é? Como ele pode ajudar as pequenas empresas?
O Inbound Marketing, é uma estratégia robusta de atração e engajamento de clientes potenciais através de conteúdos relevantes e valiosos. O inbound marketing é atrativo para pequenas empresas, pois, essa estratégia ajuda a construir relações duradouras com seus usuários.
Algumas potencialidades do inbound marketing incluem:
- Engajamento e atração do público segmentado;
- Boa relação com seus usuários;
- Fidelização de clientes;
- Reducação do CAC.
Além disso, temos outras ferramentas poderosas de inbound marketing, como os disparos de e-mails marketing, as quais são táticas com alta conversão de leads, quando falamos de relacionamento a médio e longo prazo.
Tráfego pago, investimento e impulsionamento.
O tráfego pago é uma forma de atingir potenciais clientes através de campanhas e anúncios pagos na internet. Muitos pequenos empreendedores, têm bastante medo e dúvidas referente a esse assunto, então vamos te explicar!
O tráfego pago pode trazer vários benefícios para pequenos empreendedores, devido a sua velocidade em trazer resultados para a empresa. Com anúncios pagos, as pequenas empresas podem começar a ver resultados em questão de dias ou semanas, em vez de esperar meses ou anos para ver o crescimento do tráfego orgânico.
Essa estratégia, pode participar de todo processo do marketing, da atração de clientes, geração de leads e até a análise de resultados.
O tráfego pago sempre deve ser feito por um profissional qualificado, pois ele reúne o seu vasto conhecimento técnico para executar campanhas pagas otimizadas, gerando economia de dinheiro investido e mais resultados.
Marketing de conteúdo
Uma das formas de começar a aplicar o marketing digital na sua empresa é entrar para as redes sociais e mantê-las ativas e alimentadas.
Uma estratégia dominante no mercado digital é a construção de um público realmente interessado e envolvido com seu produto/serviço. Para isso, você pode criar conteúdos relevantes sobre:
- Missão do seu negócio.
- Como utilizar produtos.
- Responder curiosidades ou dúvidas.
- Área de atuação.
E, ainda, manter o seu público sempre atualizado e aquecido, e para atingir o público certo você precisa saber quem é sua persona.
Explore todas as ferramentas e redes sociais que temos hoje em dia, mantenha-se atualizado sobre as novas formas de comunicação.
Pequenas empresas, grandes estratégias!
Para colocar todas as suas táticas e planos em ação use da potência de uma equipe especializada! Um time com conhecimento técnico necessário traz inúmeros benefícios para sua empresa e para o sucesso do seu negócio como:
- Estratégias bem planejadas, que funcionam;
- Técnicas que economizam investimento e potencializam resultados;
- Economia de tempo, que permite liberdade para você focar apenas no seu cargo, sem espalhar esforços pela empresa.
Uma equipe de marketing trabalhando a favor do seu crescimento, só traz retornos lucrativos e benéficos para a expansão do seu negócio. Investir em marketing é o primeiro passo para transformar uma pequena empresa em uma grande marca!
Marketing digital é importante, mas para trazer bons resultados é necessário expertise.
Para te ajudar nessa jornada rumo ao sucesso no mundo digital, a Traço possui um time focado em resultados que irá consolidar sua empresa na internet com estratégia, dados e muito conhecimento!