Diante de uma série de mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos, é importante que as empresas se adaptem e compreendam os passos de como fazer a transformação digital.
Mais que simplesmente estar presente no ambiente virtual, a transformação digital é uma mudança estrutural e cultural em uma empresa e claro, em seus colaboradores.
Mas para colocá-la em prática é necessário entender seus passos e como fazer a transformação digital de forma estratégica e eficiente.
Assim como qualquer mudança cultural dentro de uma empresa, a transformação digital, para ser bem sucedida, é necessário entender os objetivos e desafios específicos da realidade do negócio.
O que é a transformação digital?
A transformação digital é o processo de reconstrução de uma empresa, a fim de se tornar uma organização muito bem inserida no mercado, por meio do posicionamento digital e pela utilização de ferramentas que otimizem seus resultados.
Com a pandemia, por exemplo, mostrou-se latente a necessidade de que as empresas, independente do tamanho, estejam inseridas no ambiente digital, facilitando a jornada do cliente de encontrar o que precisava pela internet.
Isso porque várias delas precisaram mudar seu modelo de negócios para se adaptar. Além disso, a pandemia afetou várias cadeias de suprimentos pela indisponibilidade de matéria-prima.
Foi a partir desse ponto que muitos empresários e gestores, de fato, entenderam a importância das estratégias de marketing digital no dia-a-dia. Afinal, viram a implementação de novas tecnologias e novos relacionamentos para manter a saúde da empresa.
E muito além de se mostrar presente no meio digital, a transformação digital proporciona que a empresa demonstre autoridade para os clientes e para o próprio mercado.
Isso, claro, tendo em vista o aumento da produtividade, da visibilidade e da melhoria da experiência do cliente.
Como saber se está no momento certo para investir na transformação digital da empresa?
Já sabendo o que é a transformação digital, você deve se questionar se faz sentido nesse momento investir nesse processo e quais os detalhes que precisa visualizar antes de dar os primeiros passos.
Por isso, preparamos uma lista especial para você, veja a seguir:
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Não é limitada à grandes corporações
A transformação digital é um fenômeno que auxilia os mais variados tipos de empresas, dos mais variados tamanhos. A redução de custo nos processos, responsável pelo aumento da eficiência interna é um ponto essencial para permitir que uma pequena empresa se mantenha saudável e sustentável.
Na Global Fortune 500 da Forbes, 70% das empresas possuem times focados em inovação/ transformação digital. O que por outro lado, demonstra também ser essencial às grandes corporações, manter-se em plena conexão com as novidades do mercado e as tecnologias usadas pelos clientes.
Além disso, é importante ressaltar que é um fenômeno que é ainda mais decisivo para as pequenas empresas. Afinal, segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), de 2019 a 2021 subiu de 57% para 73% a proporção de pequenas empresas que inseriram a internet em seu processo comercial.
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Sua empresa depende da transformação digital
Ainda que muitos empresários não conheçam o seu poder, ela será responsável por definir quais empresas continuarão no mercado e quais simplesmente deixarão de existir. Isso porque não é apenas uma possibilidade futura, mas uma realidade.
Um fato essencial para as pequenas e médias empresas é a busca por produtividade, otimizando tempo e capital.
Dessa forma, utilizando as diversas ferramentas de marketing digital você poderá otimizar sua aquisição de clientes, melhorando os investimentos e posicionamento.
Assim, passa a tornar a sua empresa muito mais competitiva e sustentável.
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Você sente que precisa proporcionar melhores experiências
Não se engane em pensar que o foco na transformação digital é a tecnologia. Seu verdadeiro foco são as pessoas, sejam os funcionários ou os clientes, os esforços são sempre na direção da melhor experiência dessas pessoas.
Com as estratégias de marketing digital, a fim de transformar sua empresa, o objetivo será claro para todos e se aproveitando das tecnologias para isso, mostrando atenção às mudanças de comportamento dos consumidores e as reações do próprio mercado.
Alguns exemplos de melhorias na experiência:
Facilidade de contato:
As ferramentas de automação de marketing permitem à empresa se comunicar de forma mais eficiente, entendendo como consegue manter contato com os clientes de forma ágil e assertiva.
Além disso, ao utilizar buscadores como Google e redes sociais, sua empresa poderá ser facilmente encontrada e, com os contatos certos disponibilizados, as oportunidades poderão chegar mais facilmente até você.
Facilidade no uso de redes sociais e site:
As ferramentas de análise e monitoramento de sites possibilitam entender o perfil dos clientes que se relacionam com sua empresa no ambiente digital, quais são as páginas com as melhores conversões e até mesmo os dispositivos mais utilizados.
Assim, a construção de conteúdo útil, de qualidade, direcionado e que se conecta com os possíveis clientes se torna mais fácil de ser construído e compartilhado.
Maior conveniência e transparência para os clientes:
As ferramentas de marketing digital permitem aos clientes obter informações de forma mais rápida e cômoda.
Ou seja, realizar pedidos e conhecer mais sobre o produto/serviço através de avaliações de outras pessoas.
Jornada de compras personalizada:
Essas ferramentas também possibilitam que a empresa oferte uma jornada de compras personalizada para cada perfil de cliente.
Tudo isso, baseado nas métricas fornecidas e a análise dos interesses e dos comportamentos do consumidor.
Como fazer a transformação digital na sua empresa?
O primeiro passo é compreender que mudar os processos de uma empresa não é uma tarefa tão simples.
Porém o medo de passar por esse momento pode custar a “vida” do seu negócio.
No entanto, apesar de não ser fácil, essa metamorfose nos processos de uma empresa será vivenciada por todos os colaboradores e provavelmente pelos clientes. Isso porque ela ocorre de dentro para fora, partindo dos líderes e gestores.
Para isso, você pode seguir os passos mais assertivos para a transformação digital:
Repensando o seu negócio
A transformação digital é o momento de redesenhar os processos da sua empresa, integrar ferramentas e mudar a dinâmica organizacional de forma ágil. A relevância do marketing digital nos negócios possibilita novas oportunidades de negócios, expandindo o alcance e a autoridade.
De mesmo modo, o marketing digital permite às empresas gerenciar o relacionamento com seus clientes, logística e inventários. Bem como, facilitar a comunicação e a colaboração interna através de gerenciadores de tarefas e o próprio endomarketing (marketing interno).
Como dito, esse movimento não ficará isolado nos departamentos de tecnologia, afinal, criará raízes por toda a empresa.
Identifique seus objetivos e analise o mercado concorrente, como um todo.
Portanto, fazer a análise SWOT de sua empresa contribui para identificar suas forças, oportunidade que podem aproveitar, os pontos fracos e as ameaças da concorrência. Assim, criará um cenário em que poderá traçar as estratégias nas melhores condições possíveis.
O Mindset da liderança é o ínicio de tudo
Os primeiros passos da transformação digital são sempre dados pelos líderes e gestores.
Essa é a razão pela qual o mindset da liderança deve ser receptivo, afinal, muitas das vezes ocorre de bons líderes se fecharem para inovações simplesmente por achar que o mercado é estático e essas mudanças são apenas modismos.
Os líderes devem ter o perfil disruptivo, preparados e determinados a comandar essas transformações da empresa, já que é o primeiro exemplo a ser seguido.
Um grande exemplo é o livro Liderando na Era Digital, produzido na Harvard Business School, em que os autores, a partir de um estudo com mais de 400 empresas transnacionais e demonstram como os gestores das empresas de sucesso em setores tradicionais estão ativamente participando do desenvolvimento de práticas que levam à transformação digital.
Pensando na experiência do seu cliente
O objetivo de buscar a melhor experiência possível para o cliente é um dos objetivos centrais da transformação digital.
É importante entender que isso inclui todas as interações dos clientes com a empresa.
As organizações que já possuem as raízes na transformação digital entendem muito bem seus clientes e sempre buscam basear suas ações otimizando a experiência do cliente.
- Identifique quais são as necessidades e os desejos do seu cliente.
- Implemente as soluções e ferramentas de Customer Success e Customer Experience
- Determine metas claras na relação com os clientes.
- Seja auxiliado por especialistas no assunto.
Dados são seus melhores amigos
Saber trabalhar com dados é essencial, afinal, as direções que a empresa seguirá, dependerá dos chamados Indicadores-Chave de Desempenho ou KPIs.
Assim, a assessoria de marketing digital especializada poderá ser de grande valia para as equipes se desenvolverem mais rapidamente. Isso porque poderão identificar os objetivos da empresa e estabelecer os KPIs mais relevantes, definindo as metas que serão analisadas. Tudo isso, baseado nos objetivos e particulares do negócio.
Existem vários KPIs que podem ser usados; como CAC, LTV, ROAS, margem de contribuição, posicionamento nos mecanismos de busca, PLR e ROI. Definindo desde os custos de aquisição dos clientes, até o lucro gerado por determinado colaborador.
O processo não é um bicho de sete cabeças
Para algumas pessoas, os processos em empresas é um tema que dá bastante medo, como se não pudesse ser questionado e nem mesmo melhorado. Com a transformação digital isso é bem diferente.
Além de automatizar uma série de processos com ferramentas como CRM, E-mail Marketing, Google Analytics, gestores de tarefas, intranet, dentre outros.
Um dos principais objetivos das empresas costuma ser diminuir gastos e aumentar os resultados. Dessa forma, a automatização dos processos é de grande valia, evitando desperdícios, gasto de tempo desnecessário, implementação de ações mais eficientes e permitindo que equipe melhor desenvolva habilidade de fato permitam-à evoluir.
Por isso, além das automações de processos, a transformação digital nos apresenta as metodologias ágeis que transformam até mesmo aqueles processos que não podem ser automatizados, o que permite agir com economia de tempo e abundância de resultados.
Ampliando e mantendo sua lista de clientes com o meio digital
Aumentar a lista de clientes é sempre um desafio relevante para as empresas. Utilizando as ferramentas digitais, as prospecções podem se tornar mais simples e melhor direcionadas aos potenciais clientes.
Um exemplo bem cotidiano das empresas que passaram pela transformação digital são as mensagens transacionais, que são enviadas em resposta à interação específica de um usuário com seu negócio.
Utilizar as estratégias de Inbound Marketing te possibilita desenvolver uma comunicação personalizada e direcionada para cada segmento de clientes. Atraindo-os através de conteúdos valiosos e relevantes, estabelecendo uma relação de confiança e autoridade para com o cliente.
Os CRMs, por outro lado, além de facilitar a aproximação da empresa ao cliente permitem personalizações baseadas nos interesses da equipe e no processo interno de vendas.
Assim, a transformação digital contribui para o aumento do LTV (Lifetime Value) do cliente, permitindo o aumento do lucro da empresa. Ademais, essas tecnologias agilizam as tomadas de decisões, oferecendo dados mais precisos e atualizados.
Não seja saudosista com as ferramentas
A realidade do mercado impede que as empresas avancem caso mantenham-se apegadas às tecnologias obsoletas para os negócios.
Para evitar isso, o primeiro passo é mapear as necessidades tecnológicas e entender os investimentos que deverão ser feitos.
Tome muito cuidado com a adoção de soluções paliativas para essas tecnologias obsoletas. Atualizar as ferramentas e tecnologias usadas nos negócios pode ser o melhor modo de permitir à empresa avançar no mercado e melhor se consolidar.
Afinal, a transformação ressalta às empresas a importância de usar tecnologias para os mais variados objetivos.
Agora, é sua vez de dar o primeiro passo para a transformação digital da sua empresa
Você já conhece os passos de como fazer a transformação digital e quais os benefícios que ela é capaz de proporcionar.
Logo, conseguimos entender melhor sobre a importância de se aproximar dessas tecnologias. Por isso, faça uma análise detalhada e realista do seu negócio, entenda a visão dos colaboradores e insira essas ferramentas e o marketing de forma gradativa.
Se você pretende implementar a transformação digital na sua empresa contando com um equipe especializada em marketing digital, capaz de alavancar seus resultados em vendas.
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